NotíciasRio Grande do Sul

Canoas celebra a XXI Semana da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Canoas celebra desde ontem (21), a 21ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência, realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdip) e com o Sesc Canoas. Na tarde desta terça-feira (21), a Praça da Bandeira, no centro da cidade, recebeu centenas de pessoas para a cerimônia de abertura das atividades. Com o tema “Acesso com participação: construindo uma sociedade inclusiva”, as ações visam debater os principais avanços e desafios das políticas públicas para pessoas com deficiência, bem como, promover atividades de inclusão e de lazer para esse público.

Estiveram presentes no ato, representando a presidência da Câmara Municipal, o vice-presidente, vereador Gilson Oliveira; a presidente do Comdip, Kelly Oliveira; e o secretário especial de Integração Institucional, Ivo Lech. Além desses, a platéia contou com a participação de integrantes da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), Escola Especial Brigadeiro Ney Gomes da Silva, Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), Chimarrão da Amizade, Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada (Ceama), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Legato – Centro Inclusivo de Artes, Instituto Pestalozzi, PCR Canoas e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bilíngue para Surdos Vitória.

Durante toda a cerimônia, o professor Fernando Fortes, da Diretoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação (SME), e o pedagogo Lenon Tarragô, interpretaram os discursos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A tarde finalizou com diversas apresentações artísticas preparadas pelas entidades canoenses. A programação segue até terça-feira (28). Confira:

Dia 23 de agosto

13h30 – Baile Inclusivo temático retrô – anos 70 e 80
Local: Associação Pestalozzi – avenida Guilherme Schell, 6206, Centro

13h30 – Encontro das famílias com o painel “A importância da família no processo de inclusão da pessoa com deficiência”.
Local: ACADEF – rua Fernando Abbot, 100, Centro

17h15 – Grande expediente na Câmara de Vereadores
Local: Câmara de Vereadores de Canoas – rua Ipiranga, 123, Centro.

Dia 24 de agosto

8h às 12h – Dia Municipal do Sistema Braile
Oficinas: Caminhos da inclusão.
Local: Auditório Sady Schivitz – rua 15 de janeiro, 11, Centro.

14h às 17h – Palestra sobre alimentação saudável
Local: Associação Legato – rua Bagé, 1211.

Dia 25 de agosto

8h às 17h – III Jogos Paradesportivos de Canoas – PARAJAC
Local: Ginásio complexo esportivo – Ulbra

13h – Piquenique inclusivo – ONG Chimarrão da Amizade
Local: Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo).

Dia 27 de agosto

8h às 12h – Palestra: Autismo em sala regular e suas peculiaridades.
Local: Auditório Sady Schivitz – rua 15 de janeiro, 11, Centro.

Dia 28 de agosto

18h – Prêmio Destaque Comdip 2018
Local: Universidade LaSalle – Prédio 8, auditório B.

Botão Voltar ao topo