NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

GayPrix de Vôlei 2018 reúne atletas LGBT em Porto Alegre

Porto Alegre receberá, em setembro, a primeira edição do GayPrix, o maior evento LGBT de vôlei do sul do país e um dos maiores do Brasil. Com a finalidade de reunir diferentes equipes nacionais com atletas LGBT, o GayPrix de Vôlei 2018 ocorrerá no Sesc Protásio Alves, entre os dias 07 e 09 de setembro, e a expectativa de público é de 2 mil pessoas nos três dias. A atividade é uma realização da Associação Sport Club PampaCats, associação sem fins lucrativos, e Sistema Fecomércio-RS/ Sesc. O campeonato conta com 11 equipes já confirmadas, de cinco estados brasileiros: PampaCats (anfitrião) (Porto Alegre/RS), Bharbixas (Belo Horizonte/MG), Beescats (Rio de Janeiro/RJ), Magia (Porto Alegre/RS), Avalon (Porto Alegre/RS), Sereyos (Florianópolis/SC), POCs (Caxias do Sul/RS), Maragatos (Porto Alegre/RS), Capivara (Curitiba/PR), Fireballs (Porto Alegre/RS) e Thunders (Novo Hamburgo/RS).

Na manhã do primeiro dia (07), será realizada a Conferência Nacional O Esporte é para Tod@s. Já na parte da tarde, bem como nos dias 08 e 09, ocorrerão os jogos. Serão dois dias de fase classificatória e no terceiro (09) ocorrerão as semifinais e finais. No local, o público terá à disposição food trucks, e DJs estarão a postos para animar a torcida. Também será possível jogar Gaymada, a versão LGBT da queimada. O evento contará ainda com exposição de artistas plásticos locais.

abertura oficial do evento contará com apresentação de dança em vários ritmos. Os bailarinos do grupo PampaDance farão uma apresentação especial sob o comando do coreógrafo Vinícius Martins. Desde o dia 22/07, 13 amigos e integrantes das diversas modalidades do PampaCats ensaiam um número para lá de especial, com canções de artistas como Beyoncé, Rihanna e Anitta. O encerramento do campeonato terá a participação e pocket show das drags do Armário de Saia.

Atletas – As inscrições para o GayPrix já estão encerradas e o evento contará com 11 equipes. Os competidores são esperados já na quinta-feira (06), à noite, para coquetel de recepção no Venezianos Pub Bar (Rua Joaquim Nabuco, 397 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS).

O sorteio das chaves e jogos ocorrerá no dia 30/08, às 20h30 horas, no hotel Intercity Cidade Baixa (Av. Loureiro da Silva, 1960 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS). Após o sorteio, os organizadores esperam todos na 3ª edição do Baile da Pampitta, no Venezianos Pub Bar (Rua Joaquim Nabuco, 397 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS), que será a festa de abertura do GayPrix (evento aberto ao público).

No sábado à noite (dia 08) ocorrerá a Festa Oficial do GayPrix, a partir das 23 horas, no Pool Eventos (Rua Mostardeiro, 591 – Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS), também aberta ao público. Informações e ingressos da festa podem ser obtidas pelas redes sociais do PampaCats.

GayPrix de Vôlei é uma realização da Associação Sport Club PampaCats, associação sem fins lucrativos, e Sistema Fecomércio-RS/ Sesc. Apoiam o evento Venezianos Pub Café, Intercity Hotels, Bahamas Bar Cidade Baixa, Positiva Merchandising, POACVB – Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e IGLTA – Internacional Gay & Lesbian Travel Association. O evento possui apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer e Coordenadoria da Diversidade Sexual.

Saiba mais:

– Por que é importante uma competição assim para atletas LGBT? Muitos LGBTs no Brasil são impedidos de praticar esportes ou assumir sua sexualidade dentro de seus clubes. O preconceito inibe a prática esportiva. Desde muito cedo, os atletas acabam desistindo de realizar práticas esportivas por vergonha ou discriminação.

Neste contexto, há alguns anos vem surgindo um movimento nacional de defesa da comunidade LGBT à prática esportiva, consolidada com a realização da 1ª Champions LIGAY em 2017 (RJ) e da 2ª Champions LIGAY em 2018 (RS). Com intuito de aprofundar a discussão e contribuir para o movimento, o GAYPRIX nasce com o objetivo de organizar uma agenda nacional de Voleibol com times LGBT, dando visibilidade à causa, em uma luta contra o preconceito.

  • Serviço:
    GayPrix de Vôlei 2018 – Porto Alegre
  • Local: Sesc Protásio Alves (Avenida Protásio Alves, 6220 – Alto Petrópolis)
  • Datas: 7, 8 e 9 de setembro
  • * Dia 7 – Abertura do evento às 9 horas, com início das atividades da Conferência Nacional “O Esporte é para Tod@s”.. Início dos jogos às 15 horas.
  • * Dias 8 e 9 – jogos classificatórios e finais. Início a partir das 8 horas.
  • Entrada franca para o público em geral 
Botão Voltar ao topo