Rio Grande do Sul

Seminário homenageia Hermes Mancilha na Casa de Cultura Mario Quintana

O Seminário de Dramaturgia da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) apresenta, nesta quarta-feira (22), às 20h, no Teatro Carlos Carvalho, a leitura dramática do texto ‘A Conquista do Fogo’, de Hermes Mancilha. O evento gratuito é uma homenagem ao dramaturgo gaúcho, que morreu em 1996. A direção é de Shirley Rosário.

Sobre Hermes Mancilha

Formado em licenciatura e direção teatral pelo Departamento de Arte Dramática (DAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o estudioso da etnia negra dedicou sua vida ao teatro. Na Universidade acompanhou e incentivou a formação de muitos atores e atrizes e foi o primeiro presidente do Diretório Acadêmico Dionísio. Preparou atores e grandes elencos, além de utilizar a temática do negro na peça ‘Aprendizes do Império’ (espetáculo que escreveu e encenou em 1989), e nas peças inéditas ‘Liberdade de uma raça’ e ‘Como a moça foi sacrificada por sua família e como seu amado a trouxe lá de baixo’.

Trabalhou na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e atuou no Vida Centro Humanístico, onde conduzia oficinas teatrais para crianças e adolescentes e incentivava os participantes a criarem seus próprios textos de teatro.

Botão Voltar ao topo