Porto AlegreRio Grande do Sul

Passeio inclusivo atraiu uma centena de ciclistas em Porto Alegre

O domingo de sol colaborou para que uma centena de ciclistas participasse do PedalAcergs, nesta manhã. O evento integra a programação da 21ª Semana da Pessoa com Deficiência, que termina nesta terça-feira, 28. Promovido pela Associação de Cegos do RS (Acergs) e pelo grupo PedAlegre, o passeio teve o apoio da prefeitura, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte e da EPTC. A secretária Denise Russo destacou a participação cidadã. “O esporte é uma importante ferramenta de inclusão. O grupo de monitores dedica algumas horas do seu tempo para possibilitar uma experiência para pessoas que, sem ajuda, não poderiam vivenciar. Uma bela iniciativa”, afirmou.

O coordenador do PedalAcergs, Rafael Martins dos Santos, contou que o grupo surgiu em 2016, quando sentiram a necessidade de criar a inclusão pelo ciclismo em Porto Alegre. “A nossa experiência trouxe uma troca de conhecimento entre a realidade do público com deficiência visual e as pessoas que não conheciam as necessidades desses cidadãos. Possibilita que conheçam a cidade de um outro jeito, que não seja por meio do automóvel ou do transporte público”. Rafael informou que o grupo já tem cerca de 60 pessoas, sendo 50% delas com deficiência. “Trabalhamos o ser humano na sua maior expressão, que é a diversidade. Temos uma meta de pelo menos uma vez por mês fazer uma pedalada inclusiva e, a cada vez, está aumentando a participação, o que é muito gratificante. Esta atividade inclui sustentabilidade, educação (aprendemos a lidar com material reciclado) e saúde. Além disso, muitos começam no ciclismo e vão para as atividades para-desportistas. E a cada vez mais aumenta a participação dos familiares. É uma atividade rica para todos”, concluiu.

Olga Souza, deficiente visual de nascença, é professora e já pedala há algum tempo. Ela comemora o aumento dos passeios. “Ter um grupo é importante. Muitos estão em processo de reabilitação, porque perderam a visão mais tarde, O passeio acaba sendo um momento de socialização também”, diz.
Os monitores são voluntários que abraçam a causa. Um deles é Murilo Casagrande, paulista, morador de Porto Alegre há pouco tempo, que conheceu o grupo por meio de uma amiga. “Eu já trabalho com mobilidade e com bicicleta. Quando descobri este grupo, quis logo participar pelo resultado magnífico quem tem.”

As bicicletas adaptadas são adquiridas com recursos da doação de tampinhas plásticas arrecadadas pela Associação e pelo grupo PedAlegre. As informações para a doação podem ser adquiridas pelo telefone: 32253816. Na largada, junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), o grupo de ciclistas que atua com pessoas portadoras de esclerose múltipla se juntou ao PedalAcergs. Com o percurso de 15 quilômetros, o trajeto incluiu o Túnel e o Viaduto da Conceição, Cais do Porto, orla do Guaíba, avenidas Ipiranga e João Pessoa e retorno ao Parque Farroupilha, no sentido do Espelho d’Água.

Semana da Pessoa com Deficiência – Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), a 21ª Semana da Pessoa com Deficiência começou no dia 21 e segue até o dia 28.

Confira a programação:

Dia 27 (segunda-feira)
13h30 às 17h30 – Seminário Olhares e Práticas que Fazem a Diferença
Local: auditório do Tribunal de Contas do Estado

Dia 28 (terça-feira)
14h30 às 16h – Espetáculo Um Jeito Diferente de Fazer Arte, 3ª Edição – Apae POA
Local: Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do RS

Botão Voltar ao topo