CASANEWS

Conceito de atenção plena inspira a criação de ambientes corporativos

Apostar em uma arquitetura minimalista, tendo em mente a essência do “menos é mais” é um truque do qual as empresas podem e devem se valer, a fim de evitar distrações e estresse provocado por desorganização do ambiente. O conceito mindfulness pode ser definido com um conjunto de técnicas de meditação que tem por objetivo auxiliar no alcance de um estado de atenção plena ao momento presente. Assim, quando aplicado na arquitetura, principalmente em ambientes corporativos, ele traz consciência plena e ajuda as pessoas a se focarem no que é importante aqui e agora.

Ao projetar o seu espaço corporativo para a Casa Cor Minas Gerais 2018, o arquiteto Junior Piacesi se fez valer do conceito mindfulness para criar uma ambientação totalmente propícia à concentração e, assim, elevando a produtividade do trabalhador. “O espaço corporativo precisa trazer um mínimo de conforto para que você possa ter uma produtividade melhor, com maior desempenho. Sem ser uma empresa fria, sem charme, sem sedução. Nosso projeto coloca as pessoas em primeiro plano, onde criamos uma forma de pensar: como as pessoas vão usar aquele espaço e não como o espaço será usado por aquela pessoa. Com poucos elementos e ambientes que permitem a possibilidade de serem integrados ou totalmente setorizados, a capacidade de concentração é maior, dando ênfase ao foco profissional”, explica.

Junior Piacesi1 - Conceito de atenção plena inspira a criação de ambientes corporativos

Ao utilizar o mínimo de elementos possíveis nas ambientações, gera-se mais leveza ao espaço e a possibilidade de criar distrações é reduzida. Um espaço com objetivo mindfulness não distrai o usuário tempo inteiro, pelo contrário, ele é funcional, prático e inspirador. Em seu ambiente, Junior Piacesi usou, por exemplo, uma cortina branca para setorizar a parte operacional da empresa, dando fluidez à sobriedade do escritório e optou por armários nas laterais do ambiente, proporcionando organização.

“Lançamos mão de uma cortina porque além de ter pouco impacto de distração, ela ainda ajuda a setorizar os ambientes. As estantes e os armários inseridos nas alterais também são facilitadores e ajudam tanto no aproveitamento do espaço, quanto na importante função que é trazer organização”, encerra. A Casa Cor Minas Gerais 2018 acontece entre os dias 07 de agosto e 16 de setembro, no Casarão da Rua Sapucaí, localizado na Rua Sapucaí 383, Centro de Belo Horizonte.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios