Porto AlegreRS

Ospa recebe maestro Delta David Gier neste sábado

Grandes nomes da música mundial se encontram em Porto Alegre, neste sábado (1º), às 17h,  a convite da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A apresentação contará com as participações ilustres do regente norte-americano Delta David Gier, diretor musical da Orquestra Sinfônica de Dakota do Sul e do Trio Porto Alegre, formado pelo pianista Ney Fialkow, pelo violinista Cármelo de los Santos e pelo violoncelista Hugo Pilger. O repertório destaca obras de Beethoven (1770 – 1827) e Tchaikovsky (1840 – 1893). A apresentação acontece na Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Avenida Borges de Medeiros, 1501 – Centro Administrativo Fernando Ferrari). Os ingressos estão à venda por valores entre R$ 30 e 80 em www.ospa.org.br ou no local, no dia do evento, das 14h às 17h.

Na ocasião, a Ospa prestará uma homenagem aos 75 anos de atuação do Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região. “Essa homenagem representa um profundo reconhecimento aos empresários do setor. A Ospa, por sua vez, é sinônimo de orgulho para todos nós, é a orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, não há como negar sua grandiosidade. Em uma noite especial, vamos ter o privilégio de apreciar grandes músicos nesta que é a celebração de tantos anos de trabalho, união e representatividade empresarial do nosso Sindicato”, destacou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.
O concerto inicia com a única peça de Ludwig van Beethoven que é dedicada a três instrumentos solistas, o ‘Concerto Triplo para Violino, Violoncelo e Piano em Dó Maior Op. 56’. Estreada em Viena em 1808, a peça foi escrita durante o chamado Período Médio (1803 – 1817) do compositor, em que ele compôs obras de tom heroico, possantes e expansivas. Para a execução, a Ospa chama ao palco o Trio Porto Alegre, grupo de música de câmara composto pelo pianista Ney Fialkow, pelo violinista Cármelo de los Santos e pelo violoncelista Hugo Pilger. Fundado em Porto Alegre em 1959, o conjunto mantém essa formação desde 2006 e vem se dedicando à difusão do gênero ‘Trio com piano’ com apresentações pelo país e exterior.
Na sequência, a Ospa revisita a ‘Sinfonia nº 4 em Fá Menor, Op.36’, de Piotr Ilyich Tchaikovsky. Considerada pelo próprio compositor como uma de suas melhoras obras, a peça foi dedicada a Nadezhda Filaretovna von Meck, musicista amadora e mecenas de Tchaikovsky, com quem ele trocou inúmeras cartas. Com sonoridades vivas e brilhantes que vão muito além das fronteiras tradicionais, a composição carrega elementos musicais eslavos e faz lembrar a Primeira Sinfonia de Schumann.
O maestro Delta David Gier vem pela primeira vez a Porto Alegre para reger a Ospa. Atual diretor musical da Orquestra Sinfônica de Dakota do Sul, foi também condutor assistente da Filarmônica de Nova York e da Metropolitan Opera. Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone 51 32227387.
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios