Saúde

Perda da audição com a idade é normal

Uma pergunta muito comum é se costuma ser normal perder a audição depois de uma certa idade. Assim como ocorre com a visão e com a pele, existe um processo de envelhecimento na audição. A partir dos 40/50 anos, inicia-se um processo de perda auditiva, que depende de uma característica familiar e da exposição em lugares de ruídos.

Publicidade

Esses são os dois pilares que resultam em maior ou menor perda auditiva com o passar do tempo. Quanto à genética, existem famílias em que os indivíduos, aos 70/80 anos, mantêm uma audição razoavelmente boa. Já, em outras, pessoas com 50 anos já têm uma perda e, aos 60, já usam aparelho auditivo. Em relação à exposição inadequada ao som, seja no trabalho ou na vida pessoal, pode acarretar uma perda ainda maior. É natural, portanto, que todos tenhamos um processo de envelhecimento da audição, seja por questões genéticas ou ambientais.

José Eduardo Lutaif Dolci é Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.