Saúde

Saiba mais sobre as doenças da vesícula

As doenças da vesícula biliar são as que acometem esse órgão, que faz parte do trato digestivo. Ele se localiza abaixo do fígado, do lado direito superior do abdome. A função dela é armazenar a bile, que o fígado produz para o processo de digestão.

Depois que o estômago esvazia, entre meia hora e uma hora depois de se alimentar, a vesícula é estimulada a esvaziar a bile que está armazenada nela. A bile tem uma função na digestão das gorduras, quebrando as moléculas de gordura para serem absorvidas no intestino, além de controlar a flora intestinal no trato digestivo.

As doenças que mais acometem a vesícula biliar são o cálculo de vesícula; os pólipos, que são pequenas verrugas causadas pelo excesso de colesterol; verrugas/adenomas dentro da mucosa da vesícula; e, por último e menos frequente, os cânceres que podem acometer a vesícula biliar e são mais graves.

A doença calculosa da vesícula biliar, que é mais benigna e muito mais frequente, acomete mais as mulheres do que os homens, na proporção de 1,5 a 1,8 paciente do sexo feminino para cada homem, levando 500 mil indivíduos no Brasil à mesa de cirurgia.

André de Moricz, mestre e doutor em Medicina (Cirurgia) pela FCM/Santa Casa, é Professor Adjunto e Chefe do Grupo de Vias Biliares e Pâncreas do Departamento de Cirurgia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Botão Voltar ao topo