Saúde

Vírus HPV como fator de risco para o câncer

O vírus HPV atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é a sigla inglesa para “Papiloma vírus humano”; e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo, relacionando-se ao câncer de colo de útero na mulher.

O vírus HPV também tem relação com câncer de garganta e, recentemente, em países desenvolvidos, vem sendo observado um aumento desse casos de câncer de garganta relacionados ao vírus HPV. Portanto, possivelmente, os hábitos sexuais estão relacionados a aquisição do vírus HPV e ao desenvolvimento de tumores na região da garganta.

Estamos falando especificamente da orofaringe, que é a região onde estão as amígdalas e a úvula, a famosa campainha. Pessoas que têm o vírus HPV nessas regiões têm uma elevada chance de desenvolver câncer de garganta, mesmo que elas não fumem e não consumam álcool.

Além disso, é cada vez maior a frequência de tumores de garganta em homens e mulheres mais jovens do que o habitual, não fumantes e não consumidores de álcool, que são os fatores de risco sabidamente conhecidos. Então, se você tiver dor de garganta e dificuldade para engolir por mais de duas semanas, procure um médico para ser avaliado e ter certeza que você não tem um câncer na sua garganta.

Antonio Bertelli é professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

Botão Voltar ao topo