Saúde

Desvio de septo nasal e dificuldade para respirar

O desvio do septo nasal é bastante comum na população de uma maneira geral. Estatísticas mostram que 25% das pessoas no mundo apresentam essa característica. Porém, desses 25%, só um quarto tem manifestações clínicas e sintomas de obstrução.

O desvio do septo é uma causa importante da dificuldade para respirar. É importante saber que crianças também podem sofrer desse problema. Curiosamente, o conceito que é usado na população é esperar que a criança tenha 16 ou 17 anos para poder fazer a correção do desvio.

Isso não é correto. Se você tem uma criança de 5 a 7 anos com desvio de septo e dificuldade para respirar, não precisa esperar que ela tenha 17 ou 18 anos para a cirurgia. A operação deve ocorrer o mais precocemente possível para evitar deformidades craniofaciais, especialmente do andar médio da face.

Se o nariz cresce torto por causa de um desvio, a pessoa pode ter assimetrias faciais em função desse desvio do septo nasal. Por isso, a situação merece especial atenção e correção cirúrgica, quando for necessária.

José Eduardo Lutaif Dolci é Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

Botão Voltar ao topo