Rio Grande do Sul

Causa palestina é tema de livro lançado em São Leopoldo

Na noite da terça-feira, 11 de setembro, ocorreu a sessão de autógrafos do livro “Amálgama de luta e beleza: somos todos palestinos” de Yasser Jamil Fayad. Médico, poeta e intelectual ligado a Causa Palestina no Brasil ele é militante do Movimento pela Libertação da Palestina Ghassan Kanafani. Sua obra é composta por poesias da tradição literária palestina conhecida como “poesia de combate”. O livro associa a luta de libertação do povo palestino e a harmonia das palavras presentes na poesia. O autor relata os terríveis efeitos do cerceamento da vida palestina pela colonização sionista e as duras exigências da resistência popular contrastando com a alegria da vida cotidiana desse povo milenar.


Após a sessão de autógrafos foi realizado um bate-papo com o autor mediado pelo diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais, Jari da Rocha e a integrante da comunidade palestina de São Leopoldo, Maysar Hassan.
Para Yasser, a colonização sionista é como uma filha tardia do neocolonialismo europeu e herda e aprimora toda a experiência de maldade aplicada contra os povos da África, América Latina e da Ásia. “O Estado de Israel promove a colonização de substituição destruindo casas, vilas, referências geográficas e a arqueologia árabe. Toda e qualquer referência palestina é exterminada pelo terror militarista e o medo força o êxodo do povo palestino. A minha poesia tenta expressar a resistência e o poder de vida através dos costumes e tradições palestinas. A poesia sempre fez parte da luta do povo palestino, tanto oral como escrita. É uma forma de tentar manter sua cultura contra a assimilação imperialista e colonialista”, afirmou o escritor.

Botão Voltar ao topo