Rio Grande do Sul

Casa de Cultura Mario Quintana promove curso gratuito de teatro

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove entre os dias 1º e 5 de outubro o curso “A Presença do Artor”, com Carlos Simioni.  A atividade é gratuita e vai ocorrer das 14h às 18h, na Sala Cecy Frank (4º andar da CCMQ). As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de setembro pelo e-mail

cursos.artescenicas.ccmq@gmail.com, mediante envio de currículo resumido e carta de intenção,. As vagas são limitadas e a lista dos selecionados será divulgada no dia 28 de setembro. No dia 3 de outubro, às 20h, o ator-pesquisador do LUME Teatro de Campinas faz uma demonstração técnica de “Prisão para a Liberdade”, no Teatro Bruno Kiefer às 20h. A entrada é franca.

O curso
Durante o curso serão abordadas pesquisas desenvolvidas por Simioni, como a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior e a estrutura física da voz. “Neste curso vamos trabalhar a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos Lume durante décadas de pesquisa teatral”, explica.

Em “Prisão para a Liberdade”, o ator aborda a própria trajetória junto do LUME e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim. Em sua demonstração técnica, Carlos Simioni fala sobre o percurso desde a fundação do teatro (1985); seu encontro com mestres; e as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e para a elaboração de personagens e construção de cenas.

FICHA TÉCNICA
Concepção e atuação: Carlos Simioni | Coordenação técnica: Francisco Barganian | Apoio administrativo: Giselle Bastos | Design gráfico e fotos: Arthur Amaral | Registro audiovisual: Alessandro Poeta Soave | Assessoria de comunicação: Marina Franco | Direção de produção: Cynthia Margareth | Produção Executiva: Juliana Kaneto | Realização: LUME Teatro

Sobre o ator
Ator, pesquisador e diretor, Carlos Simioni foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira e trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. Atualmente participa oito espetáculos: Kelbilim, Cravo Lírio e Rosa, Shi-Zen – Sete Cuias, Parada de Rua, Sopro, Abre- Alas, Os Bem Intencionados e Prisão para a Liberdade.

Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “VINDENES BRO – Ponte dos Ventos”, na Dinamarca, onde desenvolve técnicas de treinamentos para o ator, e atua nos espetáculos” Ur-Nat” e “The Voices of The Windows”, sob orientação e direção da atriz e diretora Iben Nagel Rasmussen – Odin Teatret.

É fundador e coordenador do PATUANÚ – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator, grupo itinerante de pesquisa com atores e dançarinos de diversos estados brasileiros. É professor convidado da Teaterhoyskolen Rodkild – Escola Superior de Teatro da Dinamarca desde 2007.

Apresentou espetáculos e ministrou cursos na Itália, Alemanha, França, EUA, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Inglaterra, Coréia do Norte, Noruega, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Egito, Grécia. Nicarágua, Escócia, Peru, Bélgica, Israel, Espanha, Equador e Polônia.

Botão Voltar ao topo