GeralVariedades

Ilha de Seychelles se engaja na luta contra o plástico

A North Island, uma das ilhas mais exclusivas do continente africano, está comemorando 21 anos de promoção do turismo sustentável. A mais recente atitude do resort, de nome homônimo e única acomodação disponível da ilha, foi banir a utilização de canudos de plástico. Este é o primeiro passo para atingir um objetivo maior e se tornar uma ilha totalmente livre de plásticos, sendo um exemplo para outros locais do planeta e incentivando mudanças positivas a favor do meio ambiente.

A North Island se juntou ao movimento #refusethestraw (#recuseocanudo, na tradução para o português) e substituiu os canudos plásticos por uma alternativa 100% compostável, que degrada em 12-16 semanas. Para promover a mudança além das fronteiras do resort, cada hóspede recebe de presente um canudo feito de vidro, para que também faça parte do movimento quando retornar das férias. Além disso, são utilizados outros produtos compostáveis em atividades na ilha, em vez de produtos plásticos descartáveis.

NorthIsland 1 623x468 - Ilha de Seychelles se engaja na luta contra o plástico

Cada departamento do resort procura soluções mais sustentáveis em suas operações, mesmo que sejam pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, em festas de aniversário infantis, os balões tradicionais foram substituídos por pompons de papel de seda.

A maior riqueza da North Island, assim como de todo o arquipélago, é sua natureza preservada. Para manter suas quatro praias privativas conservadas, ambientalistas e voluntários fazem uma patrulha todos os dias de manhã, recolhendo detritos que chegam pelo mar. Os itens são coletados e encaminhados para reciclagem, de forma que não retornem ao oceano. Os profissionais também procuram por ninhos de tartarugas marinhas, já que há duas décadas a North Island protege locais de nidificação das espécies ameaçadas Tartarugas-de-Pente e Tartarugas Verdes, o que aumentou o número de animais que usam a ilha. O resort também criou o Noah’s Ark, um santuário para proteger a fauna e a flora seychellois.

tartarugas - Ilha de Seychelles se engaja na luta contra o plástico

Desde 1997 que a ilha, junto com a Wilderness Safaris, se dedica à conservação de sua natureza, com o objetivo de desfazer os danos causados pelo homem e retorná-la ao seu estado natural original. A North Island é um refúgio de luxo com práticas ecologicamente corretas, que espera inspirar outras pessoas ao redor do mundo a adotarem atitudes mais sustentáveis.