Rio Grande do Sul

Encontro Estadual da UNCME-RS debate Conselhos Municipais de Educação

Encontro Estadual da UNCME-RS debate Conselhos Municipais de Educação

Representantes de 155 municípios gaúchos participam do IX Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul. A abertura oficial ocorreu nesta terça-feira, 18 de setembro, no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos, com apresentação cultural da poetisa Jurema Chaves. O evento que se encerra nesta quarta-feira, 19, é uma realização da UNCME-RS e pretende discutir o Currículo de Referência dos Municípios e a participação dos Conselhos Municipais na implementação.

“Este é um momento para nos fortalecermos enquanto Conselhos Municipais de Educação, sendo um grande desafio discutir nosso papel nos municípios, para além da Base Nacional Comum”, disse Fabiane Bitello Pedro, coordenadora da UNCME-RS que conta com 382 municípios filiados. Para o secretário de Educação de São Leopoldo, Ricardo Fernandes da Luz, “os conselhos são fundamentais para elevar a qualidade da Educação, pois ele fiscaliza nossas ações e ao mesmo tempo propõe soluções para os desafios que enfrentamos”, declarou.

Na opinião do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que também lidera a Associação Brasileira de Municípios, para qualificar a Educação os municípios não podem abrir mão de recursos. “Criamos um grupo de trabalho, a nível nacional, para debater o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e apresentar um projeto de remodelação ou manutenção, pois o fundo está previsto para encerrar em 2020”, alertou Vanazzi.

Estiveram presentes a vice-presidenta da região sul da UNCME-RS, Ana Lúcia Rodrigues, a promotora regional de Educação do Ministério Público do RS, Luciana Cano Casarotto, o 2º vice-presidente do TCE/RS, Cezar Miola; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do RS, Marcelo Augusto Mallman; a presidenta do Conselho Estadual de Educação RS, Sonia Maria da Fonseca; decana da Escola de Humanidades da Unisinos, Maura Lopes.

O encontro teve parceria da Unisinos, UNCME Nacional, FAMURS, UNDIME-RS, Fábrica de Brinquedos Mundo da Criança, Livraria e Editora Cultural, Pandorga Materiais Pedagógicos, Cine Vídeo Sul, Piá de São Léo e secretarias municipais.

Botão Voltar ao topo