Saúde

Dicas para acabar com a prisão de ventre

Sabe aquela sensação de inchaço e mal estar que incomodam tanto e causam irritação? A prisão de ventre acomete pessoas de todas as idades, mas as mulheres são as principais vítimas. Para evitar este mal é só adotar uma alimentação balanceada rica em fibras, frutas, vegetais e ingerir bastante água, além do acompanhamento de uma atividade física. A nutróloga Liliane Oppermann dá dicas de como evitar que o intestino fique preguiçoso e a sensação desagradável desapareça. “Primeiro é importante consumir alimentos certos e em um espaço curto de tempo. O ideal é comer de 3 em 3 horas”, diz Liliane.

Dicas de alimentos: 

Legumes: Brócolis, tomates, couve-flor. Esses alimentos levam um grande número de vitaminas para dentro do nosso organismo facilitando a digestão. 

Verduras: Alface, cenoura, espinafre, rúcula. As verduras são itens obrigatórios para quem quer para de sofrer com a prisão de ventre. 

Frutas: As frutas são ótimas para regular o intestino e também possuem inúmeras vitaminas que ajudam a aliviar o bloqueio intestinal. O abacaxi é uma boa opção.

Alimentos integrais: Esses alimentos possuem fibras e nutrientes que o corpo precisa para se manter bem e sem as dores abdominais. É bom incluir nessa dieta pão, biscoito, torrada, aveia, cereais.  

Trigo: O grande problema da prisão de ventre é na hora de ir ao banheiro. O trigo é uma ótima solução, pois amolece o bolo fecal.

Leite: Os leites fermentados ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar a flora intestinal.

Papaia: O mamão é outro alimento importantíssimo para a expulsão das fezes. Trabalha como laxante, estimulando o organismo na evacuação.

Magnésio: As frutas ricas em magnésio como a ameixa seca trazem um alívio abdominal completando a ajuda que fará ao mamão no processo laxativo.

Linhaça: É um alimento funcional que contém diferentes nutrientes como fibras, carboidratos e proteínas. Ele combate o aparecimento também de outras doenças.

Água: Também ajuda na digestão, além de hidratar o corpo e pele. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Se você consumir todos esses alimentos e não ter uma boa hidratação, a situação do seu organismo pode piorar. 

Para se sentir bem e melhor, mantenha essa alimentação e evite comer frituras, comidas muito pesadas como pizza, biscoitos recheados, chocolates e doces em geral. Depois disso tudo, acabe com a prisão de frente e seja feliz.

Botão Voltar ao topo