Equipes da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) trabalham para restabelecer o fornecimento de energia elétrica a aproximadamente 130 mil clientes atingidos pelo temporal da madrugada deste domingo (23). No auge do temporal, mais de 300 mil usuários chegaram a ficar sem luz, sendo que as áreas mais afetadas foram as regiões Metropolitana e Sul do Rio Grande do Sul.
Na tarde deste domingo, restavam ainda 70 mil clientes da área Metropolitana e 30 mil na região de Pelotas. O número do Sul do Estado não teve alteração em relação ao final da manhã, devido à entrada de novos casos que foram computados, bem como à distância e à dificuldade de acesso a alguns dos locais que compõem a regional. Todos os esforços seguem no sentido de que os casos sejam reduzidos o mais rápido possível e, desta forma, a situação se normalize. No entanto, houve uma série de estragos e a quantidade de serviços, especialmente na área rural, ainda é bastante grande.
Conforme medição de institutos de meteorologia, a velocidade dos ventos ultrapassou a marca dos 80 km/h no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Também houve registro de chuva forte, colaborando para a queda de galhos que danificam a rede elétrica. A CEEE alerta que em situações como essa, as pessoas não se aproximem de fios ou galhos caídos para evitar o risco de choque.
Falta de luz e problemas provocados pelo temporal devem ser informados, preferencialmente por torpedo, mandando a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC) para 27307. O número da UC pode ser identificado facilmente dentro de uma caixinha amarela no canto superior direito de fatura de energia.