Rio Grande do Sul

Rotary Club São Leopoldo Sul doa geladeira com livros para pediatria do Centenário

Explorar o conteúdo da “geladeira de livrinhos” foi o estímulo para o menino Yago Gabriel Amâncio da Trindade, de 11 anos, tomar coragem para dar os primeiros passos, após uma cirurgia de retirada do apêndice. A curiosidade venceu o receio, e levou o menino que estuda no quarto ano a sair do leito e escolher três livros. “Eu gosto dos dinossauros”, disse ele, sem desviar os olhos do livro. Depois de Gabriel, foi a vez de Emilyanna Souza de Oliveira.  Aos 7 anos, a garotinha contou que ainda não sabe ler, porque está em processo de alfabetização, por isso, não queria sair do leito para conhecer a novidade. Quando viu, rendeu-se, e saiu faceira com seu “livrinho de princesas”. O Hospital Centenário é a primeira instituição da cidade contemplada com o projeto intitulado Geladeira Cultural, desenvolvido pelo Rotary Club São Leopoldo Sul.
Com capacidade para armazenar até 400 livros, a geladeira foi entregue nesta quarta-feira, dia 26, na unidade de Pediatria do Hospital, com a presença da presidente do Hospital, Quelen da Silva, do secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, da presidente do Rotary Club São Leopoldo Sul, Nadia Garcez Padilha, do idealizador do projeto no âmbito do Rotary, Juliano de Oliveira, e de trabalhadores do Hospital. Ao dar as boas-vindas, a enfermeira coordenadora da Pediatria, Sarita Lovato, elogiou a iniciativa: “Nós somos o que espalhamos, não o que juntamos. Aqui espalhamos cuidado, solidariedade, e, agora, também cultura”, comemorou.
A possibilidade de disponibilizar livros para os mais diversos públicos, estimulando a leitura e o conhecimento, motivou Juliano de Oliveira a apresentar o projeto Geladeira Cultural ao Rotary. “A ideia é que as pessoas escolham o livro, e, se desejarem, o levem para casa, e devolvam após a leitura. Doação de livros para repor o acervo também são bem-vindas, porém, numa perspectiva solidária, sem regras ou cobranças”, explicou.
A meta do Rotary Club São Leopoldo Sul é disponibilizar mais de 20 geladeiras, facilitando o acesso para as pessoas, inclusive, funcionando como uma espécie de minibiblioteca ambulante. Quem quiser participar do projeto fornecendo geladeira, indicando local para colocação ou doação de livros, pode entrar em contato através da página no facebook.com/RotaryClubSaoLeopoldo, ou pelo Whatsapp: 9 9595-2153
Também prestigiaram a atividade a vice-presidente de Operações do Centenário, Lilian Silva; a diretora de Enfermagem, Fabiani Oliveira;  os membros do Rotary Club São Leopoldo Sul, Luciane Segala e André Deferrari; a enfermeira chefe do turno da manhã da Pediatria, Náglia Triches; representantes do grupo de voluntários Amigos da Pediatria; a doadora da primeira geladeira, Carmem Maria Porto Machado, e trabalhadores/as do Hospital.
Botão Voltar ao topo