Esportes

‘Pensando Futebol’ atrai grande público ao Gigante

Segunda edição do evento trataou da formação de jovens talentos

Salão Nobre do Conselho Delibertativo sediou o curso ‘Processo Formativo de Jovens Talentos’ – Fotos: Ricardo Duarte

O Sport Club Internacional promoveu, entre sexta-feira (28/09) e sábado, a segunda edição da série Pensando Futebol. Desta vez, com o curso ‘Processo Formativo de Jovens Talentos’, que contou com alguns dos principais profissionais e especialistas na área para um rico debate voltado à troca de experiências no desenvolvimento de metodologias utilizadas nas categorias de base do Internacional, Manchester United e Seleção Brasileira.

Com o objetivo de capacitar, enriquecer e realizar uma troca de experiências entre profissionais e interessados pela formação de atletas para o futuro, o curso aberto a todos abordou alguns dos mais modernos conceitos metodológicos de detecção e desenvolvimento de novos talentos. O evento ocorreu em parceria com a ESEFID/UFRGS no Salão Nobre do Conselho Delibertativo, e contou com cerca 300 participantes, que puderam realizar perguntas ao final de cada palestra. Todos receberam ingressos de cortesia para a partida deste domingo entre Internacional e Vitória, válido pela 27ª Rodada do Campeonato Brasileiro.

A primeira edição ocorreu com o curso ‘Futebol Moderno: Tendências’, realizado em 2017. A série é parte importante do projeto da vice-presidência de planejamento de capacitar, através da Universidade Corporativa Colorada (UCC), os funcionários nas áreas de atendimento ao público em geral e departamento de futebol. Aliás, esse tipo de treinamento é umas das principais prioridades do Clube.

“A qualidade dos palestrantes foi de excelência. Tivemos 320 pessoas inscritas no curso, a presença e participação dos jovens foi muito interessante. Pretendemos fazer um complemento desse treinamento em novembro, sobre gestão de futebol. O projeto já está em desenvolvimento”, revelou o vice-presidente de planejamento Alexandre Bessil.

Diretoria colorada na abertura do evento

O curso iniciou na tarde de sexta-feira, em abertura que contou com o presidente Marcelo Medeiros, o 1º vice-presidente João Patrício Herrmann, o vice-presidente de futebol Roberto Melo e o vice-presidente de planejamento Alexandre Bessil, além da presença especial do volante Rodrigo Dourado, capitão do Inter e revelado nas categorias de base do Clube. A apresentação e condução do evento, que contou com organização também do coordenador de performance da base, Ademir Calovi, ficou por conta de José Cícero Moraes, professor da ESEFID/UFRGS.

O pontapé inicial foi em alto nível, com palestra de Sandro Orlandelli, profissional com vasto currículo dentro do futebol mundial. Os cursos de Especialista em Identificação de Talentos pela Federação Inglesa de Futebol, Manager em Futebol pela Federação Italiana de Futebol e Treinador de Futebol pela Federação Inglesa e Escocesa de Futebol e UEFA B são apenas algumas de suas credenciais. Atualmente, faz parte do grupo de olheiros do Manchester United, da Inglaterra, e já trabalhou em diversos times do mundo, tais como: Arsenal-ING (por 11 anos), Saint-Étienne-FRA, Malmo-SUE, Corinthians, São Paulo e Santos.

Sandro Orlandelli foi um dos destaques do curso Processo Formativo de Jovens Talentos

Em sua palestra ‘Identificação de Talentos’, analisou, entre outros assuntos, o futebol brasileiro perante o mercado mundial, detalhando as principais características buscadas em cada posição dentro de campo. Ainda neste contexto, revelou que Falcão, eterno ídolo e craque colorado, segue como uma das principais referências em sua função, mesmo 30 anos após a sua aposentadoria.

Na sequência, foi a vez do Celeiro de Ases, representado pelo coordenador geral Diego Cabrera e os treinadores Ricardo Colbachini e Ricardo Grosso, do Sub-23 e Sub-20, respectivamente. Cabrera ressaltou a importância de inserir o atleta no contexto do Clube, aproximando o jovem das características históricas e pretendidas. Além disso, analisou as metodologias aplicadas nas categorias de base e o trabalho junto à empresa belga Double Pass, parceria firmada recentemente para aprimorar o trabalho realizado no Celeiro de Ases.

A participação do técnico Odair Hellmann foi um espetáculo à parte. Misturando conhecimento e carisma, o treinador e o seu auxiliar técnico Maurício Dulac prenderam total atenção da plateia ao tratar de temas como treinamentos, metodologias aplicadas nos jogos, gestão do plantel e muitas histórias de bastidores. Ao final do painel, ainda sortearam três camisas oficiais do Internacional.

Técnico Odair Hellmann sorteou três camisas oficiais do Inter – Foto: João Vicente Linck

A noite fechou com chave de ouro na palestra do treinador da Seleção Brasileira Sub-20, Carlos Amadeo. De formação acadêmica e professor licenciado, o profissional tratou do fator social do futebol como mecanismo de integração, além da sua filosofia de trabalho na seleção de base, que contempla a formação educacional do atleta.

O nível de qualidade se manteve no sábado, que teve abertura do professor Giovani Cunha, especialista em Fisiologia do Exercício, doutor em Ciências do Movimento Humano e Pós-doutorando em Child Health & Exercise Medicine Program na McMaster University, no Canadá, com sua palestra ‘Aspectos fisiológicos do jovem jogador de futebol: considerações práticas’.

Coordenador do departamento de performance do grupo profissional do Inter, o professor Élio Carravetta levou ao público todo o seu conhecimento adquirido em décadas de experiência dentro do esporte. Especialista em Ciência do Esporte, mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino e doutorado em Filosofia da Ciência da Educação, pela Universidade de Barcelona, na Espanha, Carravetta ressaltou os processos cognitivos e as metodologias de treinamento.

Beira-Rio recebeu cerca de 300 participantes na segunda edição do Pensando Futebol

O curso Processo Formativo de Jovens talentos fechou com a palestra do auxiliar técnico de Tite na Seleção Brasileira: Cleber Xavier. Além de contar suas experiências pessoais dentro do futebol e da Seleção, Xavier explicou a importância da relação entre os treinadores de base e do time principal na transição das jovens promessas.

Fique atento: uma nova etapa da série Pensando Futebol deverá ocorrer até o final do ano, e irá tratar da gestão dentro do futebol.

Fotos: Ricardo Duarte

Botão Voltar ao topo