Saúde

Entendendo a menopausa

Se tem um tema que causa temor na maioria das mulheres jovens é a menopausa. Muito porque desconhecem o que significa essa palavrinha e não sabem o que esperar dela. A menopausa é um evento fisiológico feminino, que representa o final do período reprodutivo. Ela é marcada pelo término dos ciclos menstruais, sendo o seu diagnóstico feito de maneira retrógrada, após 1 ano sem sangramento menstrual. Não é uma doença. É apenas uma das fases biológicas por que passa o organismo feminino.

Não existe uma idade padrão para que ocorra a menopausa, mas em geral ela ocorre entre os 45 e os 55 anos de idade. Quando ocorre antes dos 40 anos, dizemos que ocorreu uma menopausa precoce. “Ao contrário do que pensa a maioria das mulheres, não existe uma relação concreta entre a idade da primeira menstruação – menarca – e a menopausa”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Denise Gomes.

Os responsáveis pela menopausa são os ovários, glândulas produtoras dos hormônios femininos estrogênio e progesterona. Estes hormônios começam a ser produzidos pelos ovários, por estímulo cerebral, durante a puberdade e determinam o aparecimento dos caracteres sexuais secundários femininos, o início da menstruação e a capacidade reprodutiva da mulher. Na menopausa, observamos uma falência ovariana progressiva, até que suas funções esgotam-se, e os níveis sanguíneos de estrogênio e progesterona declinam consideravelmente.

Estes hormônios executam muitas funções nos organismos femininos: permitem que ocorra a ovulação com posterior fecundação e gestação, mantém o trofismo e a lubrificação dos órgãos genitais, preservam o cálcio ósseo, elevam a sensação de bem estar e a auto-estima, dentre outros. Por isso, a deficiência deles, principalmente a deficiência estrogênica, provoca tantos sintomas indesejados.

As primeiras alterações comumente referidas são as alterações do ciclo menstrual, e geral com aumento do fluxo e volume de sangue, seguido por escassez e falhas menstruais. Também são usuais os fogachos ou ondas de calor, alteração do humor com irritabilidade e depressão, ressecamento vaginal e desconforto no ato sexual, redução da libido, flacidez da musculatura e alteração do padrão de distribuição de gorduras. Com exames, podemos verificar alteração do perfil lipídico com elevação dos níveis de colesterol, consequente aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, alé ;m de maior risco de osteoporose.

Cada mulher responde a todas essas alterações de maneira particular, individual. Algumas não se queixam de qualquer mal-estar, enquanto outras sofrem bastante as manifestações da menopausa. Desta forma faz-se fundamental o acompanhamento médico rotineiro durante toda essa fase a fim de se detectar as possíveis alterações e realizar os tratamentos necessários, sempre objetivando uma ótima qualidade de vida. É importante entender e não temer a menopausa.

Botão Voltar ao topo