Porto AlegreRio Grande do Sul

Mercado Público de Porto Alegre completa hoje 149 anos

Consagrado por sua atmosfera de diversidade cultural, o Mercado Público de Porto Alegre celebra 149 anos de história hoje (3). Inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1979. A história do Mercado Público se confunde com a de Porto Alegre. Mais que um ponto turístico, o local concentra consumo, crença, gastronomia, cultura e tradição no coração do Centro Histórico da cidade. Na comemoração acontecem eventos religiosos, missa católica e inauguração da imagem do Pai Bará, além de apresentação de capoeira e o tradicional canto de parabéns.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos, o Mercado Público é um ícone de nosso município, que atrai visitantes de todos os lugares, estimulando assim  o desenvolvimento econômico da capital gaúcha. Conforme Adriana Kauer, uma das secretárias da Associação do Comércio do Mercado Público Central, o aniversário tem um significado especial neste ano. “Estamos vendo o Mercado Público mudar. Recentemente, entregamos ao Corpo de Bombeiros o projeto do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e também uma das escadas laterais foi totalmente reformada. São ações de extrema importância para que em 2019, quando chegar aos 150 anos, este espaço esteja em pleno funcionamento, com os comerciantes ocupando as lojas do segundo andar”, revela Adriana.

Na busca de alternativas para melhor gestão do Mercado Público, a prefeitura lançou em maio deste ano um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que estabelece diretrizes para estudos técnicos referentes à estruturação do projeto de requalificação, manutenção e operação do Mercado Público.

A diretora de projetos da secretaria municipal de Parcerias Estratégicas, Denise Castro, destaca que o procedimento foi aberto para viabilizar a captação de projetos para melhoria do mercado Público Central. “Verificou-se como alternativa o uso do instrumento denominado PMI, na medida que o objeto se propõe a auxiliar na elaboração de estudos para a requalificação, manutenção e operação do espaço. A iniciativa visa promover uma parceria que amplie os investimentos e qualifique a oferta de serviços”, reitera Denise.

A sistemática proposta no PMI segue, em regra, o procedimento do Decreto nº 19.792, de 20 de julho de 2017. A grande premissa é ampliar a capacidade de investimentos e prestar serviços qualificados no Município de Porto Alegre, que atualmente teve que se adaptar a uma nova forma de dialogar com a iniciativa privada para a implantação de políticas públicas.

A coordenação do Mercado Público é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Atualmente, são 96  permissionários e cerca de 1.200 pessoas que trabalham no estabelecimento. As bancas ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, e sábados das 7h30 às 18h30. Os restaurantes funcionam até as 22 horas.

Pai Bará –  Um dos destaques da programação de aniversário é a inauguração da imagem do Pai Bará, às 11h, no espaço conhecido como Bará do Mercado. Segundo Paulinho de Ogum Xoroquê, a imagem foi adquirida com a contribuição espontânea das pessoas que compartilham da energia do Mercado Público. Será utilizada a cada evento religioso de matriz africana no local.

O Bará do Mercado é um espaço na encruzilhada central do Mercado Publico Central de Porto Alegre, que se constitui como lugar de referência. Ali ocorre uma manifestação religiosa denominada Passeio e é considerado o lugar de morada do orixá Bará. Esse orixá é compreendido como Senhor das Encruzilhadas, capaz de abrir e fechar caminhos. Saudar e cultuar o orixá Bará no Mercado Público com a intenção de obter fartura, abundância, prosperidade e a abertura de caminhos tem sido uma prática dos adeptos das religiões de matriz africana presente na história da cidade por mais de um século. Esta manifestação cultural, étnica e religiosa é uma marca histórica da territorialidade negra e da religiosidade afro-brasileira na cidade de Porto Alegre.

Programação de aniversário:

 8h – Abertura das Comemorações aos 149 anos do Mercado Público
10h – Missa em homenagem aos 149 anos do Mercado Público – Padre Sérgio Belmolte (Igreja São Jorge)
11h – Inauguração da imagem do Pai Bará, com a presença de religiosos e autoridades
15h – Grupo de Capoeira – Cordão de Ouro – Mestre Sombra
16h30 – Parabéns ao Mercado Público
17h30 – Toque de tambores em homenagem ao Pai Bará

Botão Voltar ao topo