Saúde

Hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas e linhas de expressão são processos naturais do nosso organismo e ocorrem em todas as pessoas . “O principal causador do aparecimento destas rugas é a qualidade da pele, que pode ser comprometida por fatores como genética, características anatômicas ou idade. Porém, alguns hábitos comuns no dia-a-dia das pessoas também fazem com que ocorra a piora da qualidade da pele, com aceleração do processo de envelhecimento cutâneo”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A especialista citou abaixo oito hábitos que devem ser evitados para que não ocorra a formação precoce de rugas e linhas de expressão. Confira:

Exposição Solar: A exposição à luz ultravioleta (UV) é uma das principais causas de sinais prematuros de envelhecimento na pele. Isso porque os raios UV danificam o DNA das células, causam manchas e aumentam a produção de radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. “Além disso, a exposição solar está ligada ao dano oxidativo, à inflamação do tecido e à produção de enzimas que degradam colágeno, resultando em uma pele mais flácida e com rugas”, diz a médica.

Exposição à poluição: “A poluição libera metais tóxicos e pesados, como mercúrio e chumbo, que estimulam na pele mensageiros pró-inflamatórios com formação de radicais livres que desencadeiam um processo de envelhecimento precoce, resultando no aparecimento de flacidez, rugas e linhas de expressão graças à destruição do colágeno”.

Ingerir álcool em excesso: O álcool em excesso pode acelerar o processo de envelhecimento cutâneo. Isso porque o álcool estimula a produção de radicais livres, que em contato com as células danificam a sua estrutura, causando envelhecimento precoce e flacidez. O álcool pode piorar a qualidade da pele, pois o organismo precisa de água para metaboliza-lo e, quando não há água suficiente, ele busca a água nos tecidos periféricos para realizar o seu trabalho. Esta perda d’água afeta a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação.

Fumar: O cigarro é um dos maiores causadores de malefícios para a pele, pois ocasiona a queda da produção do colágeno. A nicotina, uma das substâncias tóxicas presentes no cigarro, estimula o estresse oxidativo e libera mensageiros que vão causar inflamação na pele e prejudicar a função da barreira, comprometendo a hidratação e favorecendo o aparecimento de rugas e flacidez.

Consumo excessivo de açúcar: Devido a um processo denominado de glicação, o excesso de açúcar pode levar ao envelhecimento precoce da pele. “Neste processo, o excesso de açúcar no organismo liga-se às proteínas, formando assim os AGEs (produtos finais da glicação avançada). Esses AGEs causam uma desordem tecidual, levando à perda da elasticidade da pele, formação de rugas, menor capacidade de cicatrização e ao envelhecimento do tecido”, diz a Dra Claudia.

Dormir pouco: A falta de sono compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração da pele. Isso porque é durante a noite que ocorre a produção natural de melatonina, que junto com a Glutationa, Superoxido Dismutase e Catalase, fazem parte da defesa do nosso organismo contra os radicais livres. “É durante o sono também que ocorre a produção do hormônio de crescimento IGF1, responsável por regular a insulina, evitando assim que altos índices de níveis glicêmicos envelheçam nosso tecido e provoquem inflamação”, acrescenta.

Expressões faciais repetitivas: Algumas expressões faciais, quando excessivamente repetidas ou feitas de forma exagerada, podem levar ao aparecimento precoce de rugas. Isso ocorre porque, com o tempo, a pele perde a capacidade de voltar ao seu estado normal após acompanhar a movimentação da musculatura, favorecendo a formação das linhas de expressão.

Estresse: Situações de estresse alteram o funcionamento do organismo humano, potencializando o estado inflamatório persistente da pele e fazendo com que as células tenham tempo de vida e atividade diminuídas. “Com isso, a o aumento da produção de radicais livres e a aceleração do envelhecimento biológico, dificultando a capacidade da pele de fazer a renovação celular e produzir colágeno”, finaliza.

Botão Voltar ao topo