Santa CatarinaVariedades

SESC-SC: Plataforma IdCult.Sesc 2019 recebe inscrições

Sesc Santa Catarina recebe inscrições para banco de projetos e agentes culturais através da plataforma IdCult.Sesc 2019 

O Sesc Santa Catarina está recebendo *somente através da plataforma IdCult.Sesc* (https://cultura.sc/sesc) projetos de todo país nas áreas de artes cênicas, literatura, música, audiovisual e artes visuais e, cadastros de agentes culturais (como curadores, produtores, intérpretes de Libras, etc.). O material recebido tem por finalidade compor um banco de propostas culturais – que ficará à disposição do Sesc Santa Catarina para construção da sua programação de 2019 – e para seleção dos circuitos estaduais de 2019 (São eles: Baú de Histórias, Mostra EmCenaCatarina, Circuito Sesc de Música e Rede Sesc de Galerias).

Para participar, os proponentes deverão acessar a Plataforma IdCult.Sesc, ler o regulamento e cadastrar sua proposta. Não há limites de inscrições por pessoa.

Os prazos de inscrição são diferenciados, sendo:

– de 04 de outubro até 04 de novembro de 2018, para propostas que concorrem aos circuitos estaduais de 2019 (São eles: Mostra EmCenaCatarina, Baú de Histórias, Circuito Sesc de Música e Rede Sesc de Galerias).

– de 04 de outubro até 31 de dezembro de 2018, para propostas para comporão um “Banco de Propostas Culturais do Programa de Cultura do Sesc/SC”.

O resultado dos artistas selecionados para o projeto “Rede Sesc de Galerias” será divulgado no dia 16 de novembro de 2018, e para os demais circuitos estaduais de 2019, serão divulgados em 14 de dezembro de 2018.

Já sobre as propostas que comporão o “Banco de Propostas Culturais do Programa de Cultura do Sesc/SC”, a instituição reforça que, neste caso não se trata de um processo de seleção, e sim de um banco de propostas para consulta da equipe de cultura no processo de composição da programação da instituição ao longo de 2019, sendo as propostas selecionadas conforme demanda de cada cidade. Em caso de interesse em alguma das propostas, o Sesc/SC entrará em contato diretamente com o proponente, não havendo nenhuma data de divulgação de selecionados.

A plataforma IdCult é um sistema desenvolvido pela empresa Trismegisto, que reúne em um mapa virtual informações sobre artistas, equipamentos culturais, eventos, regulamentos públicos. A plataforma integra automaticamente os dados para o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, contribuindo para as pesquisas e indicadores do setor. O Sesc/SC licenciou esta plataforma em resposta às necessidades, tanto de artistas quanto dos colaboradores de Cultura do Sesc/SC, para recebimento de projetos culturais e cadastramento de agentes culturais, pois torna o processo mais acessível e ágil, contribuindo para o desenvolvimento do setor cultural e também para o meio ambiente, pois reduziu consideravelmente a quantidade de papeis, plásticos e DVDs que eram utilizados anteriormente.

“No cadastramento de 2017 o Sesc/SC recebeu cerca de 6 mil propostas culturais de todo país das mais variadas linguagens. Só de Santa Catarina foram em torno de 1.000 propostas. Esses dados demonstram o grande volume da produção cultural e artística do nosso país. A pluralidade dos trabalhos apresentados mostram a riqueza e a sensibilidade do povo brasileiro em suas diferentes manifestações artísticas. O Sesc tem como desafio montar programações que abarquem essa pluralidade e valorizem nossa produção”, declara a Gerente de Cultura Maria Teresa Piccoli.

Botão Voltar ao topo