Moda & Beleza

Mitos e verdades sobre fragrâncias

Ricardo Assi, sommelier de fragrâncias da divisão de luxo do grupo L’Oréal, responde as principais dúvidas que as consumidoras apresentam quando o assunto é fragrância e desvenda os mitos e verdades sobre os perfumes. Confira abaixo:

CAFÉ LIMPA O OLFATO?

Isso é um mito, o café não limpa o odor das fragrâncias já sentidas. A melhor maneira de aliviar o olfato é sentir cheiros que a própria pessoa reconhece como seus, como sua pele, cabelos e roupas. Isso porque o cheiro do café expõe a pessoa a uma nova onda olfativa, como se estivesse sentindo mais uma fragrância, que ao invés de ajudar, pode acabar confundindo ainda mais.

QUAIS SÃO OS MELHORES LUGARES PARA GUARDAR OS PERFUMES?

Existem duas condições ideais que são fundamentais para armazenar e manter a qualidade das fragrâncias: lugares longe de luz e longe de calor. Ambos podem oxidar a fragrância, alterando suas notas se expostos a essas duas principais condições.

Curiosidade: Você sabia que o lugar ideal para guardar as fragrâncias seria a geladeira? Pois é por conta da baixa temperatura e baixa incidência de luz seria de fato o lugar ideal, já pensou que loucura?

O QUE SÃO FIXADORES?

Não existem fixadores em fragrâncias. O que determina a durabilidade de uma fragrância é a concentração de notas de fundo, onde temos moléculas maiores e mais pesadas do que as notas de saída ou as notas de coração, que pela sua menor volatilidade demora mais a evaporar. Notas amadeiradas, animálicas, resinosas e especiarias, são alguns exemplos de notas que possuem uma volatilidade mais lenta, ou seja, são moléculas com uma densidade mais pesada, que evitam que o perfume evapore mais fácil garantindo assim maior fixação. Uma boa dica para quem gosta de fragrâncias de longa duração, apostem nas fragrâncias que levam a concentração “Eau de Parfum”, “Parfum Intense”, ou somente “Parfum”.

DICAS PARA PRIMAVERA

Para a estação, Ricardo indica fragrâncias florais mais frescas, como o La Vie Est Belle L’Eclat Eau de Toilette, que possui uma explosão cítrica nas notas de topo (bergamota, mandarina, raspas de tangerina). Nas notas de coração o destaque é o Neroli Solar, uma flor que traz uma faceta fresca, além do floral feminino e delicado. Já na base da fragrância está a principal flor DNA da família La Vie Est Belle, a Iris – flor da felicidade, que traz uma característica sofisticada e única, com um acorde almíscarado para trazer o conforto o frescor e a sofisticação.

A segunda indicação é Miracle Eau de Parfum, um floral fresco e especiado, com notas de lichia no topo, que evocam a vivacidade do acorde frutal e jovem, um coração quente e feminino de peônia, pimenta rosa e gengibre, e nas notas de base o jasmim e o almíscar trazem o frescor e a radiância, uma fragrância luminosa e divertida para um dia de primavera.

Polo Ultra Blue Eau de Toillet é um indicação de fragrância masculina nessa primavera, já que suas notas de topo são de Limão Cedrat, bergamota e o manjericão que trazem essa faceta ultra cítrica que traz frescor nesses dias mais quentes, além das notas de coração que são duas moléculas, a Artical & Ambertonic, uma invenção e patente da marca Ralph Lauren, que usadas pela primeira vez juntas essas moléculas trazem um lado mais gelado e uma ultra fixação para essa fragrância, e as notas de base com o acorde de sal mineral que evocam um acorde Salgado e marinho pra trazer frescor.

Outra indicação para os homens é Acqua Di Gio Eau de Toillet, um amadeirado aquático, uma fragrância que se tornou um mito, verdadeiro sucesso, traz aí nas notas de topo a bergamota da Calábria e o caqui que explodem em frescor, um coração oceânico com acordes marinhos, e as notas de base com acordes de madeira de cedro, uma fragrância atemporal, sofisticada com essa assinatura que evoca o encontro do homem com o mar.

Botão Voltar ao topo