Rio Grande do Sul

Tempo de Brincar inicia dia 12 no Museu Visconde de São Leopoldo

O Museu Visconde de São Leopoldo está convidando a todos a visitar a exposição Tempo de Brincar que acontece de 12 de outubro a 14 de novembro na sede do Museu, no centro de São Leopoldo.

O tema se baseia na ideia/brincadeira Buraco de Minhoca. Na física, um buraco de minhoca (wormhole) é um fenômeno topológico hipotético no qual a viagem pelo espaço e tempo seria possível. Conectando assim não só uma parte a outra do universo, mas também o tempo passado ao presente e ao futuro decompondo, dessa maneira, toda a nossa noção sobre a constituição desses dois eventos. Entretanto, a memória já é por si um “buraco de minhoca” por que guarda sempre “um passado no presente” com o qual estamos constantemente ligados e ao qual voltamos com maior ou menor frequência. O “quintal da nossa infância”, momento de construção do indivíduo e das suas principais descobertas. Nosso projeto expográfico e nossa agenda, de atividades, pretendem, no mês das crianças, propor essa viagem ao tempo para às crianças de todas as épocas. Indo dos vídeos games das décadas de 80, 90 e 2000, aos brinquedos artesanais e aqueles construídos pelas próprias crianças. Dos Ataris aos carrinhos de lomba, dos ferroramas às pandorgas. Dessa forma construindo diálogo intergeracional na ideia da viagem no espaço tempo.

O destaque vai para os vídeo games retro. Com o apoio da Rödërick & Fauth Games, entre outros amigos do Museu Visconde de São Leopoldo colocaremos mais de vinte consoles antigos em exposição. Os games vão desde o lendário Atari 2600, 1983 até Playstation One da Sony. Rodrigo Fauth dará os detalhes sobre a evolução dos vídeo games no Brasil.

A exposição faz parte da Primavera de Museus e tem por objetivo juntar ao Museu Visconde de São Leopoldo todas as gerações da cidade chamando a atenção para a importância da memória e dos laços fraternais que nos deve unir. A iniciativa está integrada à necessidade do Museu Visconde de São Leopoldo de atrair novos. Para isso foi lançada no ano passado a campanha Seja Sócio Mantenedor, que tem o lema “Oficialize seu compromisso com a história e a cultura de São Leopoldo”.

A atividade do mês da criança também tem músicas infantis tocadas por instrumentistas de músicas clássicas, contação de estórias, performance “A dança do Dragão Negro, noite no Museu etc.

Botão Voltar ao topo