ATUALExtraRS

Alunos do Senac São Leopoldo vão participar do Spelling Bee

Cerca de 50 alunos de mais de 20 escolas Senac no Estado estarão na Capital, no próximo dia 16 de outubro. Os estudantes dos cursos de inglês participarão do concurso de soletração em inglês “Spelling Bee”, promovido pelo Senac-RS. Entre eles está Bruna Lannig Figueiredo, do Senac São Leopoldo, representando a categoria Adults. Ela foi a vencedora das seletivas escolares e agora parte para o desafio de competir com representantes de outras cidades.

Para a diretora do Senac São Leopoldo, Lianamar da Silveira Rosa, Bruna representará muito bem a escola. “Ela é aluna de nível intermediário e vem se preparando para a competição com o apoio de um ótimo professor. Além disso, nosso foco também é apoiar e incentivar nossos alunos a enfrentarem desafios reais de comunicação em outro idioma”, relata a dirigente.

A tradicional competição norte-americana é febre nos Estados Unidos e teve seu primeiro vencedor, Frank Neuhauser, de apenas 11 anos, em 1925. A instituição gaúcha promove o campeonato há três anos com o objetivo de estimular o aprendizado de uma forma lúdica e divertida.

Para participar da grande final estadual, que acontecerá no Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1800), os alunos dos cursos de idiomas do Senac passaram por seletivas em suas respectivas escolas. Foram mais de 5 mil jovens e um total de aproximadamente 300 horas de provas realizadas em mais de 20 escolas.

No local, serão realizadas atividades diversas com o público, como Karaokê, Spell a Word, Guess the Song, show com atração artística, cabine de fotos, entre outras. A competição iniciará às 14h com a categoria Kids & Teens, e encerrará com a categoria Adults, que começará às 16h. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

A novidade deste ano, é a criação da categoria Kids & Teens. Estudantes com idades até 15 anos disputarão a prova e concorrerão a 1 Playstation 4 Oficial Sony Brasil, 500 GB (1º lugar), um tablet (2º lugar), um final de semana de imersão no idioma por meio do programa The Fools (3º lugar), uma mochila e um fone de ouvido bluetooth do Senac-RS (4º lugar) e uma mochila do Senac-RS (5º lugar).

Já a categoria Adults reunirá estudantes com idades a partir de 16 anos. Nesta edição, o vencedor ganhará um intercâmbio de duas semanas em Toronto, no Canadá, incluindo um curso de inglês, acomodação e atividades, a ser realizado em 2019. Já o segundo ganhará um final de semana de imersão no idioma por meio do programa The Fools, e o terceiro lugar, uma mochila e um fone de ouvido bluetooth do Senac-RS.

As unidades participantes são: Senac Alegrete, Senac 24 Horas, Senac Cachoeira do Sul, Senac Carazinho, Senac Centro Histórico, Senac Erechim, Senac Farroupilha, Senac Gravataí, Senac Ijuí, Senac Lajeado, Senac Montenegro, Senac Novo Hamburgo, Senac Passo Fundo, Senac Santa Cruz do Sul, Senac Santa Maria, Senac Santana do Livramento, Senac São Borja, Senac São Leopoldo, Senac São Luiz Gonzaga, Senac Santa Rosa, Senac Taquara, Senac Torres, Senac Tramandaí, Senac Três Passos e Senac Viamão.

Confira abaixo a programação:

  • 10h às 14h | Atividades especiais focadas no inglês (Spell a Word, Karaokê, Guess the Song, entre outras), com sorteios e distribuição de brindes
  • 14h | Início da Competição Spelling Bee – Categoria Kids & Teens
  • 15h50 | Intervalo e show com atração artística
  • 16h30 | Início da Competição Spelling Bee – Categoria Adults
  • 19h | Encerramento e premiação

*Nos intervalos das competições haverá brincadeiras e distribuição de brindes aos participantes.

Sobre o Spelling Bee

O Spelling Bee é uma competição muito popular nos Estados Unidos. A disputa, que basicamente consiste em ouvir e soletrar as palavras em inglês, incentiva o estudante a aprender não apenas o significado das palavras e seus usos, mas também a soletrar as mesmas de forma correta. Nos EUA, os principais fomentadores das competições são as instituições de ensino.

Sobre a Fecomércio-RS
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.