GastronomiaPorto Alegre

Chef Carlos Kristensen apresenta a gastronomia gaúcha na Europa

Após percorrer mais de 70 mil km, em todos os estados brasileiros, mapeando a gastronomia – ingredientes, receitas e personagens – e levando festivais para todas as regiões do país, a Plataforma Fartura desembarca pela segunda vez em Portugal para celebrar a conexão entre as duas culturas gastronômicas, com o Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal. O evento será nos dias 16 e 17 de novembro, no Time Out Market em Lisboa.

Com curadoria gastronômica brasileira de Luiza Fecarotta, foram convidados chefs de todas as regiões brasileiras, referências em suas cozinhas. O chef gaúcho Carlos Kristensen, dos restaurantes UM Bar e Cozinha e Hashi Art Cuisine e seis vezes premiado em Porto Alegre, será o destaque da Região Sul, com uma aula demonstrativa. Referência nacional na pesquisa de ingredientes gaúchos, ele lançou, em 2016, uma coleção de produtos artesanais produzido por famílias do Rio Grande do Sul.

Os outros representantes brasileiros são Bel Coelho (SP), pesquisadora que já passou por renomados restaurantes no mundo, como o três estrelas Michelin “El Celler de Can Roca”; Ivan Prado (CE – Nordeste), autor do projeto “Saberes e Sabores do Ceará”; a promessa mineira Caetano Sobrinho (MG – Sudeste); (RS – Sul), na capital gaúcha; Ariani Malouf (MT – Centro-Oeste), considerada a melhor chef de Cuiabá (Veja 2018); e o pesquisador da gastronomia paraense Felipe Gemaque (PA – Norte). Acompanham a comitiva, produtores e ingredientes de todo o país.

Chefs e produtores portugueses de renome também participam, em um intercâmbio de conhecimentos e sabores. Entre os já confirmados estão Vitor Sobral, do A Tasca da Esquina, referência da gastronomia lusófona; e o premiado João Rodrigues, que chefia o Feitoria, com sua estrela Michelin.

A base da curadoria dos Festivais vem da Expedição Fartura, que são viagens de pesquisa gastronômica. Em maio, a Plataforma realizou a primeira Expedição internacional, percorrendo uma parte do território português, fato inédito no país. “Foi muito gratificante mostrar nosso país em sua essência. Vivemos um momento de valorizar a interação entre produtores, chefs e cozinheiros, embora seja algo ainda pouco comum por aqui, neste formato. Portanto, este tipo de trabalho é muito importante, podendo estabelecer relações fortes e duradouras”, explica Teresa Vivas, curadora gastronômica em Portugal.

“Em 2017, a Plataforma expandiu suas fronteiras e buscou em Portugal as influências na gastronomia brasileira, tornando o país o primeiro destino do projeto fora do Brasil. Para 2018, Lisboa entra no calendário fixo dos festivais, com uma versão maior, com dois espaços em um centro de renome, como o Time Out Market. Nosso foco é mostrar, de forma interativa, nossa diversidade cultural e gastronômica e seus pontos de conexão. Valorizar nossos chefes e produtos, estabelecer uma plataforma de negócios internacionais, visando também o network”, explica Patrícia Tavares, Diretora de Relações Internacionais da Plataforma Fartura.

Com o tema que norteia o projeto – da origem ao prato – o Festival Fartura Lisboa terá a seguinte programação: um almoço de lançamento; um espaço de produtos e produtores de ambos os países; bate-papo entre chefs e produtores brasileiros e portugueses; mesas de negócios para trocas de experiências; um coquetel para networking; exibição de filmes sobre a Expedição Fartura; e cozinhas ao vivo, com chefs brasileiros e portugueses preparando almoços e jantares para o público.

“A ideia central de ir pra Portugal é estreitar os laços com nossas origens. Descobrir em quais elementos o Brasil se apropriou da culinária portuguesa e incorporou na nossa cozinha – e vice versa. Queremos gerar trocas entre os dois países. Vamos mostrar ao público a gastronomia das cinco regiões do Brasil. E queremos promover discussões para provocar iniciativas de trânsito de ingredientes, trocas de experiências, culturas e negócios”, explica o Diretor Geral da Plataforma Fartura, Rodrigo Ferraz.

O Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal tem patrocínio da APEX, copatrocínio dos governos de Minas gerais, Pará e Ceará, apoio da Invest Lisboa, da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Tap Portugal e Savvy Gin. Apoio local: Time Out Market.

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