Porto AlegreRio Grande do Sul

Ambiente colaborativo estimula o empreendedorismo feminino

Momento do Empreendedor — “Há paradigmas que estão sendo desconstruídos sobre quanto à atuação das mulheres no ambiente corporativo, principalmente quando é preciso empreender”. A constatação é da empresária Iva Cardinal, gestora da Casa da Confraria e idealizadora da Confraria do Batom, ambas em Porto Alegre. Ela foi a palestrante do Momento do Empreendedor realizado nesta quinta-feira (18), na ACIST-SL e organizado pelo Núcleo das Mulheres Empreendedoras.

Segundo ela, há quatro principais paradigmas que estão ao poucos sendo alterados com a evolução do comportamento feminino. O primeiro deles é: Mulher Pode? Sim, mulher pode muito. “Hoje, criamos sozinhas os nossos filhos, somos presidentes do STF, somos astronautas e engenheiras de minas. Podemos não ter a força física masculina, mas nossa capacidade de realização é imensa”. O segundo paradigma é a Síndrome da Mulher-Maravilha. “Nos não somos melhores sempre, o tempo todo. Temos limitações e precisamos respeitar isto. As mulheres cobram muito de si mesmas em todas as situações e isto se torna um grande estresse. A minha orientação é fazermos o melhor que podemos naquele momento. É sermos inteiras na tarefa que nos propomos fazer e não nos cobrar tanto”. A mulher ser o “sexo-frágil” é o terceiro paradigma que está sendo rompido. Muitas conquistas estão sendo liderada por mulheres nas mais diversas áreas. “Há muitas mulheres que escolheram ser donas de casa e que são muito empoderadas, realizando atividades incríveis e está tudo certo”. O quarto e último paradigma é que as mulheres “puxam o tapete” umas das outras. “Nas empresas, no meio corporativo, isto acontece com certa frequência, mas no ambiente colaborativo é muito diferente, porque ajudarem-se mutuamente é uma questão de sobrevivência. “Vemos concorrentes conversando, trocando ideias para realizarem projetos conjuntos”.

Ambiente colaborativo – Conforme Iva, para haver um ambiente colaborativo efetivo, devem-se seguir alguns pressupostos, a começar pela realização de encontros com objetivos em comuns; confiança e transparência; abertura para o diálogo e reciprocidade e empatia. “Saber ouvir, entender as necessidades do outros e saber ajudar e ser ajudado é fundamental”.
Para que a colaboração seja efetiva, ela aponta algumas dicas. A começar pela criação de regras claras, identificação dos objetivos individuais e coletivos, promoção do diálogo e a participação de todos, identificar e desenvolver talentos e sempre desafiar, acompanhar os resultados e comemorar.
Mimo – No final da palestra, Iva Cardinal recebeu uma cesta com produtos feitos ou oferecidos pelas integrantes do Núcleo. “Eu fui extremamente acolhida por vocês. Gratidão a todas e que este grupo cresça cada vez mais”.

Avaliação – Para a coordenadora do Núcleo, Job Zanella, o evento foi como um presente, pois os presentes tiveram oportunidade de conhecer o pensamento de uma empreendedora que se destaca pela capacidade de liderança e de apoio ao fortalecimento da mulher.
Iva Cardinal é formada em administração de empresas, com especialização em Marketing e Gestão Empresarial e mestrado em Estratégia e Negócios. Criou, em 2009, a Confraria do Batom para estimular os negócios entre mulheres e em 2016 inaugurou a Casa da Confraria, espaço para coworking e realização de eventos.

O Momento do Empreendedor foi patrocinado pelas associadas Br Supply, Imobiliária São Luiz e Sicredi.

Botão Voltar ao topo