Rio Grande do Sul

Sebrae/SC destaca a importância dos pequenos negócios regionais

Na tarde desta quinta-feira, 18, o Sebrae/SC, em parceria com a Costa Verde & Mar, promoveu uma Sessão de Negócios para troca de experiências e serviços. Participaram do evento cento e quarenta empresários da Costa Verde & Mar, que ao longo do dia ainda puderam conhecer uma exposição com produtos regionais feitos por empreendedores rurais, da área de artesanato e economia criativa. O objetivo do encontro serviu como um instrumento de estímulo e fomentação de negócios.

A exposição contou com produtos artesanais e rurais como bonecas, acessórios, panos, tapetes, brinquedos, queijos, vinhos e linguiças. Os expositores, além da oportunidade de apresentar os seus produtos na sessão de negócios, contaram com o apoio do Sebrae durante o ano para desenvolver o crescimento das suas empresas. “Participamos de palestras, capacitações e consultorias que nos ajudam a elaborar o nosso produto de acordo com aquilo que a gente gosta de fazer. Eu comecei o artesanato há dez anos e o Sebrae tem me ajudado muito e me orientado sobre a venda dos meus produtos, me ensinando a negociar para que eu consiga sempre lucrar com o que eu produzo”, afirmou a artesã Erica Martins.

Segundo o Gestor de Projetos do Sebrae da Foz do Itajaí, Celso Orlando Pirmann, a exposição deu possibilidade dos produtores rurais e artesãos mostrarem os produtos que foram desenvolvidos durante o ano como uma oportunidade de mercado. “Além das capacitações, o que oferecemos para esse público dentro dos projetos desenvolvidos no Sebrae, é a oportunidade de mercado para que os produtores possam passar a diante o que aprenderam e assim fomentar o seu negócio com o contato direto com mais de cem empresas”, destaca.

Após a exposição, os empresários foram reunidos para a apresentação de seus serviços em uma dinâmica que possibilitou a demonstração dos produtos durante o tempo de um minuto e meio. Ao todo foram doze rodadas de negócio, onde ao final de todas as sessões, as empresas foram apresentadas, gerando dinamismo e otimização na realização do evento.

A sessão de negócios é uma iniciativa para que as empresas apresentem para potenciais consumidores seus produtos, serviços e suas necessidades, prospectando novos clientes e fornecedores, e iniciando parcerias com outras empresas para fortalecer o seu setor. “A existência do Sebrae é baseada no fomento do pequeno negócio. Por isso, propiciamos as oportunidades, como a sessão de negócios, para que os empresários tenham uma empresa e que ela cresça saudavelmente. Com esta troca de experiências, nossa economia regional tende a crescer, pois são nestes encontros que entendemos como uma empresa necessita do material da outra para crescer”, diz.

A realização de eventos como a Sessão de Negócios, neste caso em parceria com a Costa Verde & Mar, reforça a necessidade de avançar e produzir cada vez mais projetos para melhorar e fortalecer o crescimento do turismo e da economia na região. “É a segunda vez que participamos de projetos como a Sessão de Negócios, porque sabemos que é fundamental termos proximidade com o trade turístico da região. Nossa parceria com o Sebrae sustenta ainda mais o relacionamento com as empresas, criando toda uma rede de cooperação que engrandece a economia da Costa Verde & Mar”, destaca a Assessora Técnica do CITMAR, Vivian Floriani.

Botão Voltar ao topo