Rio Grande do Sul

40ª Octoberfest de Esteio leva milhares de pessoas ao Parque Assis Brasil

Milhares de pessoas se divertiram de sexta-feira (19) a domingo (21) no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, palco da 40ª Ocktoberfest de Esteio. Além de celebrar a cultura germânica e oportunizar lazer para a população, o evento teve um caráter solidário: metade do lucro será revertido para a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo), que completou 55 anos no sábado (20). Os números finais de público e renda estão sendo contabilizados pela organização do evento e devem ser divulgados em breve.

Antes da primeira banda subir ao palco, na sexta-feira, foi realizado um culto ecumênico, celebrado pela pastora Eliza Webber, da Comunidade Bom Pastor, e pelo padre Fernando Glucklich Pietranera, da igreja Coração de Maria. Eliza fez um histórico dos 40 anos da festa esteiense, enquanto Fernando leu trechos do Evangelho. Ao final, de mãos dadas, o público rezou um Pai Nosso.

Depois das orações e falas, a Banda Choppão subiu ao palco montado no Pavilhão da Agricultura Familiar para o primeiro baile da programação. Enquanto os cantores e músicos puxavam músicas tradicionais neste tipo de festa, o público dançava, conferia o trabalho dos artesãos de Esteio, aproveitava as opções gastronômicas da praça de alimentação e, claro, experimentava o principal “combustível” da Ocktober, o chope, vendido tanto nos bares como em dois carrinhos que circularam durante o evento. A noite contou, ainda, com concursos de chope em metro.

No sábado, o dia de Ocktober começou com um almoço festivo. No início da tarde, o palco foi ocupado pela Banda Horus, que só parou de tocar para a apresentação do grupo infantil de danças folclóricas alemãs Fröhliche Kindertanz. Antes do musical Encanto, o grupo Immer Freunde, categoria adulto, se apresentou. A segunda noite seguiu com os Jogos Germânicos e concurso de chope em metro e foi encerrada com o baile da banda Flor da Serra.

A programação do terceiro dia de festa também começou com almoço festivo, teve apresentações dos dois grupos de danças alemãs, jogos germânicos e concurso de chope em metro. Coube a banda La Montanara fazer o encerramento da festa. No final, o prefeito Leonardo Pascoal deu uma boa notícia. No ano que vem, a 41ª Ocktoberfest também receberá o apoio da Prefeitura e será realizada entre 11 e 13 de outubro.

Botão Voltar ao topo