DestaqueVariedades

Livro aborda história e legado de John Mackenzie no Brasil

Nesta terça-feira, 23 de outubro, ocorrerá o lançamento do livro John Theron Mackenzie: Vida e Legado, de autoria do presidente da Academia Mackenzista de Letras (AML) Nelson Câmara, também advogado, formado pela Faculdade de Direito do Mackenzie (FDir).

O evento acontece no Centro Histórico e Cultural da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em Higienópolis, a partir das 18h, e contará com a inauguração de exposição promovida pela entidade sobre a documentação histórica pesquisada pelo autor.

A obra desnuda uma pesquisa ampla e inédita sobre a história do advogado norte-americano John Theron Mackenzie que, mesmo sem nunca ter vindo ao Brasil (apesar de dois passaportes emitidos), deixou em testamento uma doação à Igreja Presbiteriana Americana para que se criasse uma escola de Engenharia no país.

O autor do livro enaltece o complexo processo de elaboração da obra e seu resultado. “Apesar de Mackenzie ser, sabidamente um símbolo para a educação, com legado tão valoroso para o nosso país, a reunião dos registros que ilustram o livro deveu-se a um árduo trabalho investigativo, porém, extremamente compensador, com valiosos registros históricos e culturais”, frisa Câmara.

Além de explorar essa ligação do americano com a Instituição Mackenzie, o autor descreve as ações da missão presbiteriana em São Paulo em prol da educação na formação de um país mais desenvolvido, integrado e igualitário, desde a inauguração da UPM até os dias atuais.

Decorrendo raízes cronológicas desde o Brasil Império, a obra resgata e pontua a relação de Mackenzie com figuras célebres como Rui Barbosa, Rangel Pestana, Bernardino de Campos, Horace Lane, Wilian Alfred Wadell e George Chamberlain, pioneiro educacional presbiteriano no Brasil; a partir de um acervo pormenorizado de registros e eixos políticos de todo o período.

SERVIÇO

  • Lançamento do livro: John Theron Mackenzie: Vida e Legado
  • Autor: Nelson Câmara
  • Local: Centro Histórico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prédio 1 – campus Higienópolis
  • Endereço: R. Maria Antônia, 403
  • Horário: A partir das 18h
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios