A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT), entregou o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018 na última quinta-feira (18), em cerimônia realizada na no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Em sua 8ª edição, o Prêmio Pesquisador Gaúcho foi criado com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento científico, tecnológico e de inovação para alavancar o desenvolvimento do Estado.
Neste ano foram premiadas seis áreas do conhecimento (pertinentes ao ano par), na modalidade Pesquisador Destaque: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra (Física, Matemática, Astronomia, Estatística, Geociências); Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo, Planejamento Urbano e Regional, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia, Administração, Contabilidade e Economia); Ciência da Computação; Engenharias e Química.
A premiação também contempla categorias para jovens cientistas e pesquisadores atuando em empresas e na área industrial com foco na inovação tecnológica, através das categorias: Jovem Pesquisador, Pesquisador Empreendedor e Pesquisador na Indústria.
O tema do prêmio nesta edição foi “Ciência para a Redução das Desigualdades”, acompanhando a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é uma promoção anual do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com a categoria Pesquisador Destaque Especial em “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A distinção visa reconhecer atividades de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, que contribuam para a busca de equidade. A pesquisa desenvolvida deve mostrar a contribuição relevante para a redução das desigualdades e promoção da inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra segmentação.
O evento também terá como destaque os nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), sediados no estado, que abrangem grupos de excelência em pesquisa: INCT em Ciências Forenses; INCT em Ciência e Tecnologia de Genética Médica Populacional; INCT Hormônios e Saúde da Mulher; INCT Pesquisa em Resistência a Antimicrobianos; INCT em Tecnologia da Criosfera; INCT em Geração Distribuída de Energia Elétrica; INCT em Tuberculose e INCT em Avaliação de Tecnologias em Saúde e INCT para Doenças Cerebrais, Excitotoxicidade e Neuroproteção.
Confira os premiados:
- Pesquisador Destaque
- Ciências Biológicas – Angela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS)
- Engenharia – Helio Leães Hey- (UFSM)
- Ciências Exatas e da Terra – Pedro Luís Grande (UFRGS)
- Ciências Sociais Aplicadas – Maria Amélia Bulhões (UFRGS)
- Computação – Luís da Cunha Lamb (UFRGS)
- Química – Érico Marlon de Moraes Flores (UFSM)
- Prêmio Destaque Especial “Ciência para a Redução das Desigualdades”
- Aluísio Jardim Dornellas de Barros (UFPel)
- Jovem Pesquisador
- Angenor Geovani Auler (UERGS)
- Pesquisador Empreendedor
- Rodrigo Coelho Barros (PUCRS)
- Pesquisador na Indústria
- Daniel Teixeira (Indústria Mecânica NTC)