Porto AlegreRio Grande do Sul

Santa Casa Porto Alegre promoveu encontro inter-religioso sobre doação de órgãos

Com o intuito de promover um diálogo entre líderes de diferentes religiões, a fim de ampliar a conscientização da sociedade acerca da importância e necessidade da doação de órgãos, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou nesta quarta-feira (24/10), o 1º Encontro Inter-religioso de Doação de Órgãos. Os líderes religiosos presentes participaram de uma roda de conversa conduzida pelos médicos José Camargo (diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa) e Valter Garcia (coordenador de transplantes da instituição), além do Padre Cláudio Damé (capelão da Capela Nosso Senhor dos Passos, da Santa Casa). Estiveram presentes representantes da Igreja Católica, Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sociedade Islâmica e Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

A lista de espera por um órgão no país conta com mais de 30 mil pessoas. Apenas em 2017, mais de 1800 pessoas morreram à espera de uma doação no Brasil. “A ideia deste encontro foi de multiplicar a relevância da causa, tornando os líderes religiosos porta-vozes da doação de órgãos nas comunidades em que atuam, possibilitando-nos salvar cada vez mais vidas”, explica Camargo.

Hospital Dom Vicente Scherer
Unidade hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre referência internacional em transplantes de órgãos e tecidos. Em 2017, realizou mais de 600 transplantes de órgãos, e até setembro deste ano, já ocorreram mais de 450 transplantes na instituição.

Botão Voltar ao topo