Porto AlegreRio Grande do Sul

Sarau Voador para Vinicius de Moraes com Anaadi

O Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados realiza no dia 30 de outubro (terça-feira) mais uma edição no Foyer do Theatro São Pedro, desta vez em homenagem ao mestre Vinicius de Moraes. Com o tema “Bênção, Poetinha”, a atriz Deborah Finocchiaro recebe a cantora Anaadi, o maestro do Expresso 25 Pablo Trindade e o artista visual Alexandre Carvalho, que fará ilustração ao vivo.  O sarau ocorre às 19h e a entrada é gratuita.

Poeta do amor e da comunhão, Vinicius completaria 105 anos em 19 de outubro. Ele era único, passou a vida rompendo convenções sociais. Passou da poesia culta para a popular, misturando ritmos brancos com negros, samba com candomblé e o comportamento aristocrático com o boêmio. Derrubou convenções também na área literária, usando o soneto após a revolução modernista de 1922, que cassava a composição dos 14 versos.  Diplomata de carreira, escandalizou a sociedade ao dar entrevistas cantando com um copo na mão.

Qualquer que seja a análise feita da obra de Vinicius de Moraes, não se pode escapar das palavras “mudança”, “evolução”, “transição”. Sua poesia, além de ser a encarnação do movimento e do transitório, elege a busca como motor primordial: do divino, da coisa ordinária, do homem concreto, do homem social, do homem banal, do amante e, sobretudo, da mulher. E na busca da mulher, das infinitas mulheres que se concentram e se desprendem de uma mulher, a afirmação do motivo principal: “mudança”, “evolução”, “transição”. Não importa que Vinicius parta do etéreo para chegar ao real, o que mais vale em sua obra é a busca da fusão com a vida.

Os convidados
Gaúcha de Porto Alegre, destaque do programa The Voice em 2013, Anaadi agora é do mundo. Foi indicada a três categorias do 19º Grammy Latino, braço latino-americano da mais importante premiação da indústria musical: Gravação do Ano, com a canção É Fake (Homem Barato), Artista Revelação e Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, com o disco Noturno. É a única representante do Brasil na disputa de Gravação do Ano, um dos prêmios mais cobiçados do Grammy Latino, que tem entre os 10 concorrentes nomes como o uruguaio Jorge Drexler. A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de novembro, nos Estados Unidos.

Já o maestro, compositor e arranjador uruguaio Pablo Trindade-Roballo, nascido em Montevidéu, Uruguai, em 1961, é regente e Diretor do grupo Expresso 25 de Porto Alegre, RS, Brasil, desde outubro de 1996.

Foi diretor e arranjador dos grupos “Allcanfour” e “Sinfrack”, em Buenos Aires (Argentina), diretor do Projeto Fábrica de Artistas, na cidade de Botucatu (São Paulo) e diretor do projeto “Música em Movimento” em escolas estaduais na cidade de Porto Alegre.

Suas composições e arranjos integram o repertório de grupos vocais e coros da América e da Europa. Tem ministrado cursos de Regência Coral, Arranjos, Coro de Música Popular Brasileira e Dinâmica de Canto em grupo em diversas cidades de Alemanha, Brasil, Espanha e Uruguai.

SERVIÇO
O Que: Sarau Voador – Edição “Bênção, Poetinha”
Quando: 30 de outubro | Terça-feira | 19h
Onde: Foyer do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico).
Entrada gratuita.

Botão Voltar ao topo