Porto AlegreRio Grande do Sul

70 ANOS DO V CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

EXPOSIÇÃO O SANTÍSSIMO EM ADORAÇÃO: Atividade em comemoração aos 215 anos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

De 28 a 31 de outubro de 1948, Porto Alegre foi a capital eucarística do Brasil. Para as solenidades, como a Missa Pontifical de abertura e a de encerramento, construiu-se no Parque Farroupilha o altar-monumento. Com a bênção do Papa Pio XII, o Arcebispo Metropolitano, Dom Vicente Scherer, comandou o evento em terra rio-grandense, a “sentinela avançada da Pátria e pedestal granítico da nacionalidade”, como se referiu Dom Aquino Correa, Bispo de Cuiabá. A organização dividiu-se em comissões: a central, composta por clérigos e leigos, somente masculinos; e a feminina, composta por leigas. Havia também diversas subcomissões, responsáveis desde a preparação do culto e alfaias, até hospedagem, transporte e saúde dos congressistas. O V Congresso Eucarístico Nacional iniciou-se com a Procissão Eucarística noturna pelo Lago Guaíba, no dia 27 de outubro. Na manhã do dia seguinte, a missa de abertura reuniu cerca de 80.000 pessoas, embaladas por uma orquestra e coro de 500 cantores. Durante todo o Congresso, espalharam-se pela cidade catequeses intensas, reuniões de estudo e simpósios sobre o tema Eucaristia.

Após dias intensos de reflexão e atividades, em 31 de outubro, dois grandes eventos marcaram o encerramento: pela manhã, a Missa Pontifical, presidida pelo Cardeal Legado Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro, e a tarde a Procissão Triunfal. Às 15 horas, saindo da Igreja Nossa Senhora das Dores, o cortejo oficial conduziu o Santíssimo Sacramento no ostensório do Congresso. De acordo com as notícias que se veicularam, cerca de 300.000 pessoas estiveram presentes nos 3 km da procissão, em adoração ao Santíssimo, que seguiu ao Parque Farroupilha.

O legado material do V Congresso Eucarístico Nacional pode ser contemplado nos diferentes itens da exposição, entre eles objetos litúrgicos, paramentos litúrgicos, documentos fotografias e trechos do filme produzido pela Leopoldis-Som, confeccionados especialmente para o evento. Marcado também por um legado de fé, evidenciando uma cultura que tomou conta das ruas da Porto Alegre de outrora.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO – “O SANTÍSSIMO EM ADORAÇÃO: 70 ANOS DO V CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL”

Curadoria: Caroline Zuchetti

Abertura – 19 de outubro de 2018, sexta-feira, às 16h
Visitação – 20 de outubro a 17 de novembro de 2018
Sala Múltiplos Usos – Centro Histórico-Cultural Santa Casa – (Av. Independência, 75)
Entrada franca

Realização: Arquidiocese de Porto Alegre, Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre, Centro Histórico-Cultural Santa Casa e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Botão Voltar ao topo