Porto AlegreRio Grande do SulSanta Catarina

Book Truck apresenta contação de histórias de inclusão na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Book Truck é uma das iniciativas presentes na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Ele tem como objetivo incentivar a leitura em locais de vulnerabilidade social. Iniciado em abril de 2018, e idealizado por Renato Paixão e Vera Shida, atingiu mais de 40 mil crianças neste ano. A VR Projetos é a empresa que viabiliza e criou o Book Truck. Facilitando a realização de práticas de responsabilidade social, empresarial e marketing cultura, são dez anos de atuação, trocando com mais de 3 milhões de jovens.

Apesar da ideia ter começado em Porto Alegre, o percurso do Book Truck tem como ponto de partida, e, também, de chegada a cidade de Rio Grande. Ele percorre 21 cidades do Brasil, espalhadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. O furgão fica uma semana no município visitando escolas públicas em bairros que atinge o público desejado. Além de ir em praças e em entidades de assistência social.

“A gente é o que a gente se alimenta. E a nossa ideia é se alimentar de cultura e, também, levar essa cultura do livro para outros lugares”, explica Paixão, idealizador do projeto que largou sua profissão como advogado para itinerar. Canoas, Esteio, Guaíba, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia, Camaquã, Viamão, Alvorada, Caxias do Sul e Capão da Canoa são algumas das cidades já visitadas.

Nas atividades promovidas está a contação de histórias. Entretanto, ela se diferencia com encenação teatral em conjunto. Os responsáveis por essa inovação foram Cátia Lindemann e Sérgio André. “No momento em que a Cátia estiver contando uma história, eu faço a encenação do Jumento Joca, e foi por acaso. Teve uma vez em que eu fiquei sem microfone, então a gente decidiu tentar, e deu muito certo”, conta André. Com o bordão “Eu sou jumento, mas não sou burro”, os dois produtores trabalham temas como o bullying e a inclusão social com as crianças.

O projeto Book Truck está na Feira do Livro dias 2 e 3 (sexta e sábado) das 12h às 20h com atividades recreativas na Rua Capitão Montanha (entre o Banrisul e o MARGS). Sexta-feira, às 14h, e sábado, às 16h, apresentam espetáculo “O brinquedo mágico”, do Pregando Peça Teatro de Bonecos. O Book Truck fica na Feira até domingo, dia 4 de novembro, às 12h, quando retoma seu itinerário.

Botão Voltar ao topo