ATUALDestaqueVariedades

Exposição A Cor do Negro dos fotógrafos Jorge Aguiar e Fernando Zago no Vila Flores

Para celebrar o mês da Consciência Negra, os fotógrafos Jorge Aguiar e Fernando Zago inauguram no dia 5 de novembro, no Vila Flores, a exposição “A Cor do Negro”. A mostra pode ser visitada até o dia 13 de novembro, no Café do Vila, e depois segue para Sala JB Scalco, no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa, até 30 de novembro. A entrada é gratuita.

Com a curadoria de Aguiar, a “A Cor do Negro” vai apresentar 30 imagens com uma narrativa poética de fragmentos da história de homens e mulheres que, apesar de vítimas de violência múltipla e preconceito, fazem da falta de oportunidade e intolerância sua força para lutar e resistir. Os protagonistas da exposição são os negros do século XXI. “Quando se fala em raça, o que é certo: negro ou preto? Combatendo o racismo impregnado na nossa fala cotidiana é: se ‘preto’ não é raça, ‘negro’ muito menos”, diz o curador.

Sobre Jorge Aguiar
Fotojornalista há 40 anos, Jorge Aguiar trabalhou no Jornal do Comércio e no extinto jornal Diário de Notícias. Participou de exposições internacionais na Espanha, França, Portugal, Japão e Iraque. É fundador do Instituto Luz Reveladora Photo da Lata, instituição sem fins lucrativos que ministra oficinas de pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidade social.

Com o projeto Photo da Lata/Fotógrafos Comunitários, recebeu em 2003 o Prêmio Direitos Humanos da UNESCO como melhor projeto de divulgação dos direitos humanos no RS.

SERVIÇO
Exposição “A Cor do Negro”, dos fotógrafos Jorge Aguiar e Fernando Zago
Curadoria: Jorge Aguiar
De 5 a 13 de novembro no Café do Vila (Rua São Carlos, 759 – Bairro Floresta)
De 14 a 30 de novembro Sala JB Scalco, no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro s/n – Centro Histórico – Porto Alegre)

Artigos relacionados