Porto AlegreRio Grande do Sul

Festa do Pêssego de Porto Alegre inicia neste sábado

A 34ª Festa Municipal do Pêssego e a 29ª edição estadual do evento iniciam neste sábado (10/11) e acontecem na Igreja São José da Vila Nova (Av. Rodrigues da Fonseca), em Porto Alegre. Os eventos ocorrem ainda no domingo (11/11) e dias 15, 17 e 18, das 9h às 20h. Serão disponibilizados para venda in natura pêssegos das variedades Premier, Pampeano, Charme, Sulina, Maciel, Granada, Vanguard, Peach, Cardeal e Eldorado. Os expositores também comercializarão frutas, produtos da agroindústria familiar, flores, artesanato, além dos diversos produtos disponíveis na praça de alimentação.

Os eventos são promovidos pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Diretoria de Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A primeira Festa do Pêssego de Porto Alegre foi realizada no ano de 1984, por iniciativa de fruticultores interessados em ampliar o mercado consumidor e promover a produção agrícola da Capital.

Tradicionalmente realizadas na capital, as festas e os pontos de feira existentes na Praça XV de Novembro e no Centro Histórico, são os principais pontos de escoamento da safra de frutas. Segundo o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos, foram plantados 20 hectares e a produtividade deve estar em torno de oito toneladas por hectare nesta safra. Assim, a estimativa é de que a produção chegue a 160 toneladas, um pouco a mais que no ano passado, devido as excelentes condições climáticas.

A abertura da safra ocorreu nesta terça-feira (06/11), com a participação do gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Air Nunes dos Santos, o agrônomo Luís Bohn e a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Warna Fruhauf, juntamente com outras autoridades, como o diretor da Divisão de Fomento Agropecuário da SMDE, Oscar Pellicioli e o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira. A abertura ocorreu na propriedade rural de Valdomiro Silveira dos Santos.

Durante os finais de semana da festa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico irá disponibilizar o roteiro Linha Turismo/Zona Sul, com parada na festa durante 20 minutos, para que os visitantes possam conhecer o local, condicionado ao número mínimo de dez pessoas. Para as pessoas interessadas em participar da programação, o terminal Linha Turismo está localizado na Travessa do Carmo, 84, Bairro Cidade Baixa.

Botão Voltar ao topo