Porto AlegreRio Grande do Sul

Aluna do Senac Caxias do Sul representa o RS em competição nacional

O cuidado, a atenção e o respeito com o próximo são adjetivos que fazem parte do dia a dia da ex-aluna do Técnico em Enfermagem do Senac Caxias do Sul, Daniela Borges. A jovem que morava na pequena cidade de Mampituba, no interior do Estado, se mudou para Caxias, onde teve a oportunidade de encontrar a atividade que reúne aquelas qualidades que sempre admirou. “Comecei e descobri o quanto me identifico nessa área e o quanto ela é gratificante, além de ser uma profissão linda”, explica. Daniela é uma das representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, que acontece entre 19 e 24 deste mês em Vitória, no Espírito Santo.

Daniela já passou pelas fases escolares e ganhou o primeiro lugar na estadual. Vencendo a nacional, a finalista irá representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, que acontece em 2019, na Rússia. Para a Técnica em Enfermagem, ser anunciada como primeiro lugar na fase regional foi uma surpresa. “Estar hoje representando o Rio Grande do Sul na etapa nacional é uma grande responsabilidade, mas eu sigo focada e determinada para ir longe ainda”, destaca. A competidora afirma que se apaixonou pelo processo de preparação, que envolve treinos de oito horas por dia de segunda a sexta-feira. Os treinos são compostos por atividades teóricas e práticas, além de nove provas de 40 minutos cada uma.

A competição significa mais do que um momento de aprendizado para Daniela. “Esse momento é sinônimo de conhecimento e crescimento pessoal e profissional”, coloca. A competidora afirma que graças aos treinos e a essa oportunidade, ela se conheceu melhor e percebeu sua capacidade de acreditar e ir além. “A competição me fez enxergar que os obstáculos surgem, mas que posso transformá-los em oportunidades para aprender e evoluir”, conclui.

Além de Daniela, o Senac-RS terá mais quatro representantes na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional: Bruna Rupolo (Senac Taquara), na ocupação Cabeleireiro; Sofia Montenegro Lerner (Faculdade Senac Porto Alegre), na ocupação Cozinha; Leonardo Linhares (Senac Comunidade), em Serviços de Restaurante; e Veridiana Titoni (Senac Canoas), em Estética e Bem-Estar.

Durante as Competições, os alunos realizarão provas específicas relacionadas às áreas de atuação, simulando situações reais das suas profissões e serão avaliados por questões técnicas e comportamentais por especialistas de outros Estados. A etapa nacional das Competições reunirá alunos do Senac de todo o Brasil que participam da disputa para decidir quem representará o País, em cada categoria, na WorldSkills Rússia 2019 – maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos.

A coordenadora de internacionalização do Senac-RS, Carla Cassol, destaca que participar das competições é um processo que não só muda a vida dos alunos como também deixa um valioso legado para a instituição. “Os alunos treinam diariamente para este momento com o acompanhamento de seus treinadores, que se dedicam exclusivamente para essa preparação. Aprendemos muito durante o processo e temos a oportunidade de nos compararmos com outros Estados, na etapa nacional, e com outros países, na etapa internacional, o que eleva nossos serviços educacionais a um patamar de classe mundial”, destaca.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:
A competição é composta de etapas seletivas escolar e regional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Atualmente, o Senac-RS participa nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar e Serviços de Restaurante. Apenas um aluno de cada ocupação é escolhido, na etapa nacional, para representar o Brasil na WorldSkills.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas. A competição internacional reúne competidores qualificados que trocam experiências de suas áreas. São os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.

Em 2016, o Senac do Rio Grande do Sul ganhou a nacional nas três ocupações que participou: Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Cabeleireiro, tendo 100% de aproveitamento nas provas. Já em 2017, os alunos vencedores participaram da WorldSkills Abu Dhabi (Emirados Árabes), onde conquistaram medalha de excelência na disputa internacional.

Etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional
Data: 19 a 24/11
Local: Vitória – Espírito Santo

  • Representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional
    Cabeleireiro
    Bruna da Silva Rupolo (20 anos) – Senac Taquara
  • Cuidados de Saúde e Apoio Social
    Daniela da Silva Borges (21 anos) – Senac Caxias do Sul
  • Estética e Bem-Estar
    Veridiana Titoni (20 anos) – Senac Canoas
  • Serviços de Restaurante
    Leonardo Linhares da Silva (19 anos) – Senac Comunidade
  • Cozinha
    Sofia Montenegro Lerner (21 anos) – Faculdade Senac Porto Alegre
Botão Voltar ao topo