DestaquePorto AlegreRio Grande do Sul

Programação cultural de 70 anos da PUCRS traz soprano gaúcha Gabriella Di Laccio

A soprano gaúcha Gabriella Di Laccio volta ao Brasil para apresentação única no dia 21 de novembro (quarta-feira), às 20h, em Porto Alegre, como parte da programação cultural que celebra os 70 anos da PUCRS. Ao lado do grupo Capela Strumentale e com direção do cravista Fernando Turconi Cordella, a cantora apresenta o concerto intitulado Affetti Barocchi, com repertório de árias do período barroco do século XVII, época conhecida como o “Seicento Italiano”, e que viu surgir a ópera como a conhecemos hoje. Em suas obras, artistas como Barbara Strozzi, Girolamo Frescobaldi, Giulio Caccini, Tarquinio Merula, Giovanni Sances e Benedetto Ferrari descreveram afetos em suas formas mais extremas, retratando as dores violentas e as alegrias exuberantes da época.

A apresentação marca o retorno de Gabriella Di Laccio à cena cultural do país. Radicada em Londres desde 2001, a soprano foi a vencedora do prêmio Air Europa Lukas Award em 2013, sendo escolhida o “Classical Act of the Year”. Já reconhecida pela crítica por suas interpretações de repertório virtuosístico, Gabriella traz intensidade à sua performance, que transcende as fronteiras tradicionais da música clássica, introduzindo um novo e exuberante sabor e carisma. Com um vasto repertorio sinfônico, operístico e de música de câmara, Gabriella já se apresentou em renomadas salas de concerto no Reino Unido, como Wigmore Hall, Purcell Room e Southbank Centre; no Théâtre des Variétés, em Mônaco, e também no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

O espetáculo é dirigido pelo cravista Fernando Turconi Cordella, considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina, e reconhecido pelo prêmio TOYP JCI Brasil como a figura mais expressiva no Brasil no ano de 2015 na categoria “Êxito cultural”. Participa do concerto o grupo Capela Strumentale, conjunto de instrumentistas dedicados à música histórica com reputação internacional, integrado por Giovani dos Santos e Márcio Cecconello, nos violinos barrocos; Diego Biasibetti, na viola de gamba e Guilherme de Camargo, na teorba e guitarra barroca.

O evento também marca o lançamento do álbum Affetti Barocchi, que traz 11 faixas com árias apresentadas no concerto e que estará disponível nas plataformas digitais e entrega em todo o Brasil através da distribuidora Tratore. O concerto será realizado na Igreja Universitária Cristo Mestre, no Campus da PUCRS. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, das 10h às 22h, ou pelo site uhuu.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo