Variedades

Walid Albanna vence a 10ª temporada do “Estrelas da Ciência” da Fundação Catar

O “Estrelas da Ciência” (Stars of Science) anunciou que Walid Albanna foi eleito o melhor inovador do mundo árabe, na grande final da 10ª temporada do programa. Forte favorito dos jurados, dos inovadores e do público, o neurocirurgião palestino de 35 anos brilhou mais que os demais concorrentes no acalorado episódio final da última temporada do programa televisivo de entretenimento educativo da vida real (reality show) da Fundação Catar (QF — Qatar Foundation), no Parque de Ciência e Tecnologia de Catar (QSTP – Qatar Science and Technology Park) em Doha, Catar.

Antes da grande final de sábado, fãs entusiasmados do programa e entusiastas da ciência e tecnologia acessaram a internet para dar seus votos a um dos quatro finalistas. A combinação da votação pública on-line com os votos do júri de especialistas atribuiu uma pontuação de 32,5% ao “Analisador de Retina Vascular” de Walid. A câmera inteligente de retina utilizada aumenta a qualidade do pós-tratamento de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) e isso rendeu a Walid o primeiro lugar na competição e um investimento de $ 300.000.

“Palavras não podem descrever o que sinto nesse momento”, disse Walid. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão à Fundação Catar, ao “Estrelas da Ciência”, a minha família e amigos, bem como a todos que me apoiaram durante essa jornada de uma vida. E a todos os jovens com as cabeças cheias de ideias deslumbrantes sobre como melhorar vidas em todo o mundo, digo para se lembrarem que suas ideias são importantes e, definitivamente, vale a pena explorá-las. Seu eu posso fazê-lo, eles certamente também podem”.

Nour Majbour, criador do “Kit de detecção precoce da Parkinson”, garantiu um merecido segundo lugar, com pontuação combinada de 31,3%, rendendo a Nour $150,000. A inovadora Sylia Khecheni ficou em terceiro lugar, com pontuação combinada de 30,1%. Seu projeto “Bloqueador de drones para privacidade do lar” rendeu a ela um prêmio em dinheiro de $ 100.000Salim Al Kaabi ficou em quarto lugar, com seu “Verniz seguro de olíbano para artistas” obtendo pontuação de 6,1% e um prêmio de $ 50.000.

Os jovens árabes de todo o mundo, que estiverem interessados em ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo, são encorajados a se inscrever, para serem considerados para participação na próxima temporada do “Estrelas da Ciência”. As inscrições on-line se encerrarão em 15 de dezembro. As inscrições devem ser submetidas através do website oficial do “Estrelas da Ciência” em https://www.starsofscience.com.

Botão Voltar ao topo