Saúde

Coqueluche pode agravar sintomas da DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é associada a fatores como tabagismo e poluição ambiental. Porém, outra infecção pode agravar os sintomas desta doença: a coqueluche. Com alto poder de transmissão, a coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis. Na maioria dos casos, ela é identificada por uma tosse forte e contínua, e algumas vezes acompanhada de um ruído característico parecido com um chiado agudo. A transmissão ocorre por meio de gotículas eliminadas em momentos de tosse, espirro, ou simplesmente de fala.

Quem sofre de algum comprometimento pulmonar, como asma e DPOC, pode desenvolver complicações graves em casos de infecção pela bactéria Bordetella pertussis, incluindo óbitos. Na DPOC, por exemplo, é comum o agravamento dos sintomas e a incidência de pneumonia, entre outras doenças.

Prevenção – A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. De acordo com Ministério da Saúde, crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias  devem ser vacinadas contra a coqueluche. O Sistema Único de Saúde também oferece vacina específica para gestantes e profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal.

Tratamento – O primeiro passo é procurar um médico assim que desconfiar dos sintomas, já que o tratamento é feito com antibióticos. Para mais informações, é importante consultar um médico.

Botão Voltar ao topo