Porto AlegreRio Grande do Sul

Cinco municípios recebem recursos para pavimentação via Programa Badesul Cidades

Importantes recursos chegam aos municípios gaúchos para capeamento e pavimentação asfáltica a partir da assinatura de contrato entre Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento/RS e prefeituras, no âmbito do programa Badesul Cidades. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (27) no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini em Porto Alegre. No montante, serão financiados R$ 8,21 milhões entre as cidades de Ametista do Sul, Passo do Sobrado, São Francisco de Paula, São Miguel das Missões e Victor Graeff. O governador José Ivo Sartori, secretários e prefeitos participaram do ato de assinatura.

O contrato de financiamento também prevê a contrapartida das prefeituras para aporte de recursos nas obras. A previsão é que as obras específicas em cada municípios comecem em uma média de 40 dias, após processos de licitações. Desde 2015, mais de R$ 281 milhões foram financiados para 205 municípios em projetos sociais e de infraestrutura.

No total, mais de 45 mil pessoas serão beneficiadas entre os seis municípios. Para o governador Sartori, os valores a serem investidos deixam um legado social extremamente importante para as comunidades envolvidas. “Não deixamos de fazer as coisas básicas e necessárias. Sei que o papel de liderança dos prefeitos vão reverter em melhorias para as comunidades em seus municípios”, afirma.

As condições de financiamento são favoráveis para aplicação de recursos para projetos sociais junto aos municípios gaúchos, em modelo de consignação e sem inadimplência, com 12 meses de carência e 60 meses para pagar, assegura o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto. “A instituição sempre promove o desenvolvimento das cidades ampliando mais obras e resultados a partir de um modelo mais atraente que melhorou em relação ao financiamento original”, contabiliza.

Segundo a secretária de Minas e Energia, e da pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, o Badesul exerce um papel fundamental para as cidades, onde se vê o resultado na ponta. “Mesmo em momentos de crise, onde operamos com medidas de austeridade, obtivemos o quarto semestre consecutivo com balanço positivo, o que agora resulta em ajudar os municípios a planejar o desenvolvimento em suas localidades”, apontou.

Os prefeitos também aprovaram a chegada de recursos. Para o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, as obras de capeamento asfáltico em 11 vias do município beneficiará a população. “Com atrativo em obras de infraestrutura, o município apresentará uma condição mais atraente para investimentos e recepção aos turistas”, indica. O prefeito de Victor Graeff, Claudio Afonso Alflen, os investimentos aplicados asseguram e fortalecem os municípios. “Temos sonhos sim, que passam por recursos financeiros e, mesmo diante das dificuldades, vamos gerar resultados econômicos e sociais”, coloca Alflen.

Botão Voltar ao topo