GastronomiaRio Grande do Sul

Está chegando a terceira edição do Ô Churras!

Serão 16 estações de comida com diferentes cortes, técnicas e assadores e sete estilos diferentes de chope

A terceira edição do maior festival de churrasco do Sul do Brasil está chegando! Neste sábado, 8 de dezembro, Ô Churras irá reunir mais uma vez as melhores carnes em variados cortes e técnicas preparadas por assadores convidados para uma verdadeira ode à cultura churrasqueira. São seis horas de open food e outras oito de open bar.

Em sua terceira edição, o evento reforça seu DNA inovador e acontece no Olivas de Gramado, a mais desejada atração da cidade que ainda não abriu as portas. O empreendimento é o primeiro parque de olivoturismo do Rio Grande do Sul reunindo em um mesmo lugar turismo rural, fazendinha, pomar, horta orgânica, tratoria, loja com grife exclusiva e uma experiência completa em torno da olivicultura com visita à plantação de oliveiras, degustação e tour pela fábrica de azeite. Essa será a primeira vez que o Olivas de Gramado será aberto ao público, a abertura oficial do parque acontece dia 11 de dezembro.

Olivas de Gramado – Foto: Edison Vara

É neste cenário deslumbrante que são esperadas 2.000 pessoas para curtirem o maior churrasco do Sul do Brasil. As 16 estações de comida irão oferecer desde cortes clássicos como a costela preparada no fogo de chão e galeto primo canto até a porchetta italiana e o sofisticado magret de pato. Peixes, legumes na brasa, cordeiro, linguiça artesanal, variados cortes de carne certificada Angus e pão de alho completam o cardápio do evento que deverá servir três toneladas de carne e uma tonelada e meia de acompanhamentos durante as oito horas de churrasco.

Nas sobremesas, crepe brulé de doce de leite, sorvete Rei e mini-cones de pipoca coberta com chocolate da Caracol. Um time de chefs e assadores de peso como o filho de uruguaios Pepo Garayalde, a argentina Patricia Roggerone e o campeão do Pitmasters BBQ Rodrigo Bueno com o apoio e atenção da churrasqueira Clarice Chwartzmann, embaixadora do Ô Churras, comanda o fogo.

Nas torneiras, três mil litros de chope e sete rótulos: Patagonia (Bohemian Pilsener), Rasen (Pilsen), Kaltbach (Belgian Blond e Sunset Lager), Mater (Pilsen e Black IPA) e Danken (Munich Helles). Ô Churras oferece ainda uma estação de drinks com caipirinhas feitas na hora com a assinatura da cachaça da Chica e chá gelado da Baldo, conhecida marca especialista em soluções a base de erva-mate que, além de oferecer seus tradicionais sabores, faz o lançamento oficial das versões lima da Pérsia, melão e romã.

A trilha sonora do dia fica por conta das bandas Old Dog e Cinnamon Jazz, que se revezam no palco tocando clássicos do blues, folk e jazz para garantir aos visitantes uma experiência gastronômica e cultural completa.

Uma das novidades desta edição é a programação especial de workshops e palestras organizada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além de renovar a parceria com Ô Churras possibilitando a participação de 50 alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição para trabalharem voluntariamente nas estações, a UCS também assina a curadoria da programação de palestras do evento com coordenação da professora Daniela Ferreira. Serão sete atividades de temas variados como harmonização, técnicas e degustação. As palestras são gratuitas com limite de 35 participantes e as inscrições serão feitas na hora, por ordem de chegada (confira programação completa abaixo).

Ô Churras acontece neste sábado a partir das 11h. Ainda há ingressos à venda pelo site oficial www.ochurras.com.br

Programação de palestras Ô Churras

13h
Café do Centro
Responsável: Fabio Leandro Wingert
Tema: Café e suas curiosidades

13h45
Erva-Mate Baldo
Responsável: Ricardo Moraz
Tema: Erva-Mate e suas preparações

14h30
Casa Francesa
Responsável: Frederic Onraet
Tema: Harmonização de pães e azeites

15h15
Angus
Responsável: Luiza Mendes
Tema: Carne e sustentabilidade – Angus e o processo de produção do campo para o consumidor

16h
Oficina da UCS
Responsável: Gilvan Bertinati
Tema: Usando o Magret de Pato como ingrediente

16h45
Cachaça da Chica
Responsável: Guilherme Carlin
Tema: Drinks especiais

17h30
Azeites Olivas de Gramado
Responsável: André Bertolucci
Tema: Análise sensorial de azeites

3º Ô Churras Gramado
Data: 8 de dezembro
Open bar: das 12h às 20h
Open food: das 12h às 18h
Onde: Olivas de Gramado (Rua Vereador José Alexandre Benetti, Linha Nova), em Gramado
Ingressos: https://www.ochurras.com.br/
Mais informações:
(54) 98131 6000 / (51) 99515 0621
contato@matilha.com.br
https://www.ochurras.com.br/
https://www.facebook.com/ochurrasgramado/

Para referência
Ô Churras é o maior festival de churrasco da região Sul. São mais de dez estações de comida com cortes diferenciados, carnes premium e assadores qualificados exibindo diferentes técnicas de preparo. Tudo isso harmonizado com o chope de alta qualidade em estilo open food e open bar. A próxima edição do Ô Churras acontece dia 8 de dezembro no Olivas de Gramado, em Gramado. Informações e ingressos em www.ochurras.com.br.

Botão Voltar ao topo