Variedades

Rodrigo Carvalho lança Os meninos da caverna pela Globo Livros

A Globo Livros lança nova obra do jornalista e correspondente internacional da TV Globo e GloboNews, Rodrigo Carvalho. Também autor de Vivos embaixo da terra (Globo Livros, 2010), sobre o resgate dos mineiros chilenos, Carvalho participou da cobertura jornalística do maior acidente mundial deste ano, na Tailândia.

Em julho de 2018 acontecia uma Copa do Mundo na Rússia, mas a manchete com mais destaque vinha da desconhecida província de Chiang Rai, no norte da Tailândia: “Meninos podem ficar quatro meses presos na caverna”. Foi então que boa parte do mundo começou a torcer por outra seleção, a dos Javalis Selvagens. Ao todo, os doze garotos e o técnico-monge viveram dezoito dias de agonia, salvos em uma arriscada operação. Um dos noventa mergulhadores, Saman Kunan, de 38 anos, acabou dando a vida pelos meninos. Ele morreu logo depois de levar um pouco de oxigênio para o time respirar melhor.

Os meninos da caverna vai muito além do resgate espetacular, que por si só já poderia render um bom livro. Esta, porém, é uma obra de olhar sensível, humano, que remonta não só os fatos, mas mergulha na origem dos meninos e visita o contexto político, social e religioso da Tailândia. Traz, ainda, os cenários do Sudeste Asiático e destrincha por que os Javalis se tornaram um símbolo de solidariedade mundial – ou seja, tudo aquilo que dá ainda mais sentido a esta história, uma das melhores notícias do ano.

Rodrigo Carvalho nos mostra o quão poderoso e transformador é o exercício de se colocar no lugar do outro, não importa se ele está na nossa esquina ou em uma caverna tailandesa. Esta é, sobretudo, uma história de esperança, repleta de força e significado.

Sobre o autor
Rodrigo Carvalho é repórter, correspondente da GloboNews e da TV Globo na Europa, baseado em Londres. Também escreveu Vivos embaixo da terra (Globo Livros, 2010), sobre o resgate dos trinta e três mineiros chilenos. É idealizador e corroteirista do premiado documentário Torre de David, a respeito da maior ocupação vertical do mundo, no Centro de Caracas.

Ficha técnica:
Título: Os meninos da caverna – O passeio de um sábado à tarde que durou dezoito dias, preocupou o mundo e mobilizou mais de mil pessoas em um resgate quase impossível na Tailândia
Autor: Rodrigo Carvalho
Gênero: Reportagem
Páginas: 192
Formato: 14X21
ISBN: 978-85-250-6747-0
Preço: R$ 39,90

Botão Voltar ao topo