NegóciosRio Grande do Sul

Programa Geração Empreendedora forma estudantes do ensino médio em BC e Camboriú

Com o intuito de despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista, vinte e três estudantes do ensino médio receberam nesta quarta-feira, 4, o certificado de conclusão do Programa Geração Empreendedora. Conduzido na região pela Acibalc, por meio dos Núcleos Jovem Empreendedor e Mulher Empreendedora, o projeto atuou desde o mês de setembro com oficinas, captação de empresas e mentorias para os jovens.

O programa foi dividido em três etapas. A primeira foi a Sensibilização, seguida pela Etapa Play, com oficinas realizadas na sede da Acibalc. Na fase seguinte, o projeto captou empresas que pudessem ser referências para essa nova geração, dentro da Etapa Mentor Team, onde cada estudante selecionado recebeu uma mentoria das empresas associadas na Acibalc. Os alunos registraram todos os processos para elaboração de um relatório com o diagnóstico da experiência, contando tudo que aprenderam e o que levarão de aprendizado para o futuro. Participaram do projeto alunos dos Colégios José Arantes e Recriarte, de Camboriú, e Francisca Alves Gevaerd e João Goulart, de Balneário Camboriú.

Segundo a Vice Coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, Eunice Faquetti, o projeto incentiva o empreendedorismo e o associativismo nos jovens, facilitando suas escolhas profissionais. “Poder conhecer a realidade de uma empresa, sua rotina e suas demandas vai com certeza auxiliar esse jovem na sua formação profissional. Durante o projeto eles aprenderam muito sobre como empreender, principalmente sobre como ser proativo, liderar uma empresa e como trabalhar com a troca de contatos fazendo networks. As experiências vividas durante o programa irão ajudar o jovem no processo de decisão e escolha de graduação”, destaca.

O estudante Gabriel Scheid Reuter, recebeu a mentoria da empresa Qualyteam, durante a última fase do programa, e conta que para ele o mais importante foi aprender as questões básicas da função de um empreendedor. “Foi muito bom entender os tipos de empresa que existem, como funcionam, as formas de trabalho, e o trabalho em equipe. Depois do programa fica a experiência adquirida, que vai ser muito importante no mercado de trabalho, quando eu tiver de disputar uma vaga ou até mesmo quando estiver exercendo funções”, afirma.

Esta é a 2ª vez consecutiva que a Acibalc foi selecionada para participar do Projeto “Geração Empreendedora”, que atua em 25 cidades do estado, através de uma inciativa da Facisc, e pretende criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico dos municípios, por meio de jovens do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Botão Voltar ao topo