Saúde

Tabagismo pode agravar a psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória que atinge a pele de mais de 2% da população mundial. Trata-se de uma doença crônica que causa lesões escamosas, grossas e inflamadas na pele. Homens e mulheres são afetados pela síndrome, que geralmente é desenvolvida por fatores genéticos. Fatores externos que podem agravá-la.

“Fumar cigarros é um fator desencadeante, que influencia negativamente a qualidade de vida dos pacientes que convivem com psoríase. Como o tratamento é centrado no controle dos sintomas e na prevenção de infecções, tais hábitos podem desequilibrar o sistema imunológico do paciente e desencadear crises”, afirma Dra. Maria Inês Harris, consultora científica da EctoPURE. Em um estudo realizado com um total de 563 pacientes com idades entre 18 e 78 anos foram avaliados e a psoríase se apresentou de forma mais severa nos pacientes tabagistas, assim como obesos ou com diabetes.

“Dependendo da ocasião, as lesões desaparecem ou se reativam, mas certamente os hábitos e a relação que o paciente possui com o cigarro impacta diretamente neste processo”, reforça a Dra. Harris. Estudos clínicos realizados pela Derma Consult GmbH, da Alemanha, apontam a eficácia dos cremes tópicos sem corticoides EctoPURE com o princípio ativo Ectoin® para reduzir a vermelhidão da pele irritada e regenerar a barreira cutânea. Presente nas grandes redes de farmácias de todo o Brasil, eles conseguem auxiliar na redução de processos inflamatórios da pele, e ainda recuperam o manto hidrolipídico, promovendo a hidratação de áreas ressecadas, acalmando a pele e atenuando vermelhidões. Com apresentações em diferentes concentrações (3,5% para dermatite atópica e 7% para psoríase), EctoPURE auxilia na redução da inflamação cutânea, sem o uso de corticoides.

Botão Voltar ao topo