Porto AlegreRio Grande do Sul

Cine Iberê exibe o premiado A Morte de Luis XIV

No domingo, 16 de dezembro, às 16h, a Fundação Iberê Camargo apresenta o filme A Morte de Luis XIV, do diretor e artista catalão Albert SerraA sessão única com entrada franca será comentada pelo professor doutor em História, Teoria e Crítica de Arte, Alexandre Santos. Com curadoria de Marta Biavaschi, o Cine Iberê integra as atividades paralelas às exposições Subversão da Forma e Iberê Camargo: formas em movimento.

Realizado em 2016, A Morte de Luis XIV reconstrói os dias da lenta agonia do maior Rei da França, interpretado magistralmente por Jean-Pierre Léaud. Em agosto de 1715, depois de uma caminhada, Luís XIV sente uma dor na perna. Nos dias seguintes, o Rei continua a cumprir seus deveres e obrigações, mas seu sono é intranquilo, ele tem febre, mal se alimenta e está cada dia mais fraco.Rodeado em seu quarto por seus fiéis seguidores e pelos médicos, o Rei Sol encara a morte, que marca o fim de um reinado de 72 anos.

Prêmio Jean Vigo (França) de melhor filme em 2016, o longa teve exibição especial em Cannes, foi apresentado no Munich Film Festival e recebeu também o prêmio de melhor filme no Jerusalém Film Festival.

Albert Serra é cineasta e artista catalão, nasceu em Banyoles, em 1975. Estudou filosofia e literatura, escreveu peças de teatro e produziu diversos trabalhos em vídeo. Tornou-se internacionalmente reconhecido com seu primeiro longa-metragem, Honor of Knights, exibido na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, em 2006. Em 2013, Serra recebeu o Leopardo de Ouro em Locarno pelo filme História da minha morte, inspirado nas memórias de Casanova. Também realizou os filmes O Rei Sol (Grande Prêmio FIDMarseille 2018), The three little pigs (2013), The lord has worked wonders in me (2011), Birdsong (Quinzena dos Realizadores, 2008), Crespià, the film not the village (2003), a instalação Singularity (como artista representante da Catalunha na Bienal de Veneza, 2015) e a peça teatral Liberté (Berlim, 2018). Atualmente prepara filme sobre Rainer Werner Fassbinder.

Serviço – Cine Iberê

  • Domingo, 16 de dezembro
  • Às 16h – A Morte de Luis XIV, de Albert Serra (115 min, 2016, França/Portugal/Espanha) – sessão comentada com Alexandre Santos Entrada franca por ordem de chegada Classificação indicativa: 12 anos Local: Auditório
  • Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000 – Porto Alegre
  • Visitação: das 14h às 19h (último acesso às 18h45).

ENTRADA FRANCA

De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000

Botão Voltar ao topo