DestaquePorto AlegreRS

Viva Porto Alegre a Pé visita casas e palacetes da Independência neste sábado

No último evento do ano, o Viva Porto Alegre a Pé vai propiciar aos participantes conhecer palacetes e casas que fizeram e fazem a história do bairro Independência. O passeio será neste sábado, 15, a partir das 10h, e o encontro será na av. Independência, nº 383, esquina rua Barros Cassal – em frente ao Mini Shopping Independência. As inscrições devem ser feitas no endereço https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/.

As casas e palacetes que serão visitados são importantes patrimônios, tombados e inventariados, que contam parte da história da arquitetura de fins do século XIX e início do XX, como a Casa Godoy, a Casa Torelly, a Casa Frasca, o Palacete Argentina e a Casa nº 1005, esquina com a rua Fernandes Vieira.

Será dado acesso aos interiores das casas, e os visitantes poderão conhecer como viviam os moradores em épocas passadas. Os palacetes e conjuntos de casas embelezaram a fisionomia da avenida Independência, antiga Estrada dos Moinhos de Vento, caminho que levava aos campos da Aldeia dos Anjos em Gravataí. Muitos dos antigos palacetes não existem mais. Alguns dos remanescentes protegidos abrigam residências ou foram reciclados para atividades comerciais e institucionais. Este roteiro é inédito e contará com a orientação de arquitetos especialistas em patrimônio e restauro.
Orientadores:
Eduardo Hahn
Lucas Volpatto
Luiz Antônio Bolcato Custódio
Rosilene Martins Possamai.

Viva Porto Alegre a Pé
Palacetes e casas da av. Independência
Sábado, 15, 10h
Local de encontro: av. Independência, nº 383, esquina rua Barros Cassal – em frente ao Mini Shopping Independência.
Organização:
Centro de Pesquisa Histórica
Coordenação da Memória Cultural
Secretaria Municipal da Cultura

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios