Porto AlegreRio Grande do Sul

Mostra Gema começa neste sábado em Porto Alegre

Nos dias 15 e 16 de dezembro (sábado e domingo), a partir das 17h, o Vila Flores, em Porto Alegre/RS, será palco de um festival que contempla a diversidade da música dos povos que formam a herança cultural do Sul do Brasil. A Mostra Gema vai apresentar onze espetáculos musicais em que tradição e inovação se misturam, apresentando a riqueza da música regional e popular. A entrada é franca.

Em shows criados especialmente para este evento, a programação contempla alguns protagonistas da websérie da primeira temporada do Projeto Gema – como o guitarrista Bonitinho, a Bandinha Típica Alemã Goela Seca e Nilton Vaqueiro, trovador do Quilombo Ibicuí da Armada – além de outros importantes nomes da cultura popular e tradicional, como a atriz, musicista e compositora Pâmela Amaro; a cantora e percussionista da banda AfroEntes Nina Fola; Rafa 16 e a banda Caco Velho Ensemble, que homenageia o importante sambista Caco Velho; a Tribo Carnavalesca Os Comanches; o Batidão dos Garotos, formado por índios mbya-guaranis de Biguaçu/SC; o jovem alabê Diih Neques e o grupo da comunidade quilombola de Arroio do Meio. O festival se encerra com o Baile Regional Contemporâneo do guitarrista Joao Pedro Cé e a Banda Quadril.

O Projeto Gema é uma iniciativa musical multiplataforma – composto por uma websérie em dez episódios, podcasts, textos, fotografias e revistas distribuídas em equipamentos culturais e escolas estaduais de ensino público – sobre a música regional do Rio Grande do Sul. O fio condutor do projeto é a musicalidade, a diversidade e os diferentes fazeres musicais (ritualísticos, espirituais, celebrativos e de entretenimento) dos povos que compõem a herança cultural do estado. É também objeto e conteúdo desta iniciativa a cultura popular ancestral e os mestres e comunidades tradicionais que habitam seu território.

Serviço

  • Mostra Gema
  • Dias 15 e 16 de Dezembro, a partir das 17h
  • Vila Flores – Rua São Carlos, 753, bairro Floresta, Porto Alegre/RS
  • ENTRADA FRANCA
Botão Voltar ao topo