Fuga Couros é o mais novo curtume a receber o selo Ouro na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). Inicialmente certificada com o título Prata, há um ano, a empresa passou recentemente por uma auditoria de manutenção, em que o nível Ouro foi reconhecido. O CSCB firma o compromisso do setor coureiro do Brasil com as melhores práticas no tripé meio ambiente, sociedade e economia, de acordo com a norma ABNT NBR 16.296, com auditorias realizadas por meio de organismo acreditado pelo INMETRO.
A certificação foi construída pela cadeia que integra a indústria de couros do país e é apoiada pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo.
Com a conquista de Fuga Couros, chega a três o número de curtumes brasileiros certificados com nível Ouro: Courovale by BCM, Mats Beneficiamento de Couros e, agora, Fuga. Ao longo de todo o ano de 2018, diversas parcerias e publicações do mercado estabeleceram o CSCB como um marco referencial para clientes do setor de couros e consumidores: recentemente, Arezzo&Co e Calçados Bibi firmaram Termo de Cooperação com a certificação, estimulando seus fornecedores a aderirem à certificação. No primeiro semestre, foi assinado em Hong Kong, em encontro mundial do setor de couros, um documento de reconhecimento mútuo entre CSCB e ICEC – Instituto de Certificação de Qualidade para o Setor de Couro Italiano. Já o grupo internacional Kering – detentor de marcas como Gucci, Balenciaga e Saint Laurent – ainda em 2017 publicou em seu Manual de Padrões para Matérias-primas e Processos a recomendação para que fornecedores de couro trabalhem com o CSCB.
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas.